16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Bombeiros de SC salvam mais de 500 pessoas e 80 animais no RS

Fotos: soldado Gustavo Maciel Keller / CBMSC

Forças-Tarefa operam neste domingo em Guaíba, na Grande Porto Alegre

Desde a última quarta-feira (1º), o Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC) já resgatou 516 pessoas e 84 animais no Rio Grande do Sul. As equipes de Força-Tarefa (FT) deslocaram para a Grande Porto Alegre nesse sábado (4), onde a capital gaúcha vive uma cheia histórica, após atuarem em Lajeado e Santa Cruz do Sul.

Os Bombeiros catarinenses chegaram ao município de Guaíba por volta das 20h45 de ontem e irão atuar principalmente nas áreas ilhadas e de difícil acesso. Foram enviadas ainda 10 viaturas 4×4, 11 embarcações, e equipamentos de resgates em deslizamentos. Equipes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil também estão trabalhando para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul.

 

No Oeste de SC, as três equipes de FT que operavam na região também foram desmobilizadas em função do clima estável deste domingo (5). Mesmo assim, todas as 15 equipes de FT do Estado seguem de sobreaviso para o caso da necessidade de aumento na resposta à população.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Santa Catarina envia segunda aeronave para auxiliar nos resgates

A Polícia Civil de Santa Catarina enviou neste domingo um segundo helicóptero para atuar no resgate de moradores afetados pelas chuvas do Rio Grande do Sul. A aeronave partiu de Chapecó, no Oeste com destino ao estado gaúcho nesta manhã.

“Foi uma determinação do nosso governador Jorginho Mello auxiliar no que for preciso o estado do Rio Grande do Sul. Hoje o governo gaúcho solicitou a ajuda de mais uma aeronave e nós, prontamente, enviamos a aeronave de Chapecó. Estamos juntos auxiliando os gaúchos nesse momento difícil”, disse o delegado-geral de Polícia Civil, Ulisses Gabriel.

Foto: Divulgação / PCSC

Número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Mais de 780,7 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que alagaram diversas áreas no Rio Grande do Sul. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo. Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.

Ainda de acordo com o balanço mais recente das infraestruturas estaduais, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.