16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Bombeiros de Santa Catarina trabalham nas buscas aos desaparecidos no RS

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Buscas por 128 pessoas acontecem em diferentes regiões, segundo a Defesa Civil gaúcha

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que estão atuando no Rio Grande do Sul trabalham nesta quarta-feira (8) na busca aos desaparecidos. Segundo a Defesa Civil gaúcha, pelo menos 128 pessoas ainda não foram encontradas na maior tragédia climática que atinge a região metropolitana e o interior do estado vizinho.

Quatorze bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa (FT) estão no município de Encantado, no Vale do Taquari, um dos mais afetados pela enchente do rio. Destes, quatro são cinotécnicos – dupla formada por bombeiro militar e cão de busca. Além disso, foram empregadas uma mini-escavadeira, quadriciclo e equipamentos para intervenções em áreas deslizadas.

 

Os agentes trabalham em duas ocorrências importantes: uma na Linha Jacarezinho e a outra na Linha Pinheirinho, nas buscas de pessoas que possam ter sido arrastadas pelas enchentes ou soterradas em deslizamentos. O posto de comando da operação está localizado na Prefeitura Municipal de Encantado.

> Após sete dias de tragédia, RS soma 95 mortes

Operação já resgatou mais de 2 mil pessoas

Desde o dia 1º de maio, quando as primeiras equipes foram autorizadas a se deslocar para atuação no Rio Grande do Sul, o CBMSC já resgatou 2.194 pessoas e 321 animais, além de 11 pessoas em óbito.

Desde essa segunda-feira (6), quando foi realizado o revezamento das equipes, foram resgatadas 121 pessoas, 36 animais e uma vítima em óbito.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O CBMSC está atuando no estado vizinho com 47 bombeiros militares, 4 cães de busca, 12 viaturas, 17 embarcações, 11 motores de popa, 1 mini-escavadeira, 2 caminhões, 01 quadriciclo, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.