15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Bombeiros iniciam temporada da Operação Veraneio 2023/2024

Será a operação com maior mobilização da história da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou neste sábado (16) a segunda e mais importante fase da Operação Veraneio 2023/2024. A temporada se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024. Isso significa 65 dias em que todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses.

Serão empenhadas mais de 300 viaturas, incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações. Além disso, a Operação contará com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários. Todos serão empenhados exclusivamente para atuar na Operação.

Na última temporada, foram realizadas 17 milhões de ações de prevenção e 4.638 salvamentos.

 

A Operação Veraneio envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Planejada durante todo o ano, a OPV envolve o emprego de guarda-vidas militar, guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas a este tipo de atividade. Ela acontece em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

“Essa operação, que é a maior no CBMSC, reforça a nossa missão de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina. E ainda que a operação apareça para o público somente na temporada de verão, no CBMSC ela é trabalhada constantemente por meio de treinamentos, cursos e recertificações dos guarda-vidas, sejam eles militares ou civis voluntários, para que todos estejam atualizados e verdadeiramente aptos para atuar em prol da sociedade. Além disso, realizamos aquisições de equipamentos e manutenções na nossa frota”, afirma o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

 

Preparação dos guarda-vidas-civis voluntários

Todo guarda-vida civil voluntário (GVCV), que atua no litoral catarinense durante a Operação Veraneio, passa por curso de certificação e, caso ele já possua o curso, recertificação para que esteja apto a realizar salvamentos em ambientes aquáticos. Todos atuam sob a supervisão dos militares do CBMSC.

Como o foco principal é sempre a prevenção com vistas em reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, os cursos abordam questões importantes sobre a sinalização de praia, orientações para os banhistas, sinais sonoros (apito), entre outros. Já os testes de aptidão física são atualizados rotineiramente, seguindo o padrão internacional de salvamento aquático e proporcionam que o GVCV realize provas que simulam a rotina de trabalho. Ele é capacitado, também, para realizar atendimento pré-hospitalar (APH).

 

Como saber onde tem posto guarda-vidas ativo

No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. No ícone “praias”, é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação.

Fotos: Eduardo Valente/GOVSC