23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Brasil tem 1º autotransplante de pulmão em paciente com câncer metastático

Paciente tratava câncer no pulmão em estágio avançado, o que fez o médico optar pela cirurgia
inédita no Brasil e que pode proporcionar a cura em casos paliativos

Pela primeira vez no Brasil, um pulmão foi retirado do corpo de alguém e reimplantado no mesmo paciente com câncer metastático, quando a doença, em estágio avançado, espalha-se pelo organismo. A cirurgia ocorreu no Hospital São Luiz, em São Paulo. A técnica, conhecida como autotransplante, consiste na remoção do órgão lesionado para remover o tumor.

No Brasil, o médico Marcos Samano é o único cirurgião a realizar o procedimento. Em outra ocasião, outro paciente, mas acometido por um câncer menos grave, teve o pulmão reimplantado.

Samano explicou que o paciente metastático não respondia mais às opções de tratamentos convencionais. A partir disso, o caso passou a ser discutido com a equipe médica e o próprio doente.

 

Trata-se de uma cirurgia altamente complexa, que exige uma equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente. Além, é claro, de toda uma estrutura física de aparelhos de última tecnologia para receber o órgão e mantê-lo em condições de conservação. Com isso temos tempo hábil para retirar o tumor e, em seguida, devolver o órgão para o corpo

Todo o procedimento durou cerca de 10 horas, algo que, para o cirurgião, pode proporcionar a cura de pacientes com câncer considerados casos paliativos.

Tumor começou na perna

O tumor do paciente em questão, inicialmente, surgiu na perna. Com o passar do tempo, a doença evoluiu e chegou a atingir o pulmão. Foram seis anos de tratamento no órgão com quimioterapia e ablação por radiofrequência. O lado esquerdo melhorou, mas a lesão do direito cresceu.

Alta após 12 dias

Após a cirurgia, o paciente seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou em observação. Em menos de 24 horas, já respirava sem ajuda de aparelho. Após 12 dias recebeu alta médica.

Fonte: Band
Foto: Freepik / Reprodução