17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Chapecó registra menor número de homicídios dos últimos 14 anos

Polícia Civil elucidou 95% dos casos

Com  21 um homicídios cometidos ao longo de 2023 em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, o município registrou a menor marca dos últimos 14 anos. Segundo dados divulgados nessa quarta-feira (3) pela Polícia Civil, o número de vítimas caiu 34,37 % em comparação a 2022.

Além disso, a Divisão de Investigação Criminal da Fronteira de Chapecó (DIC/FRON), já esclareceu 20 dos 21 homicídios registrados em 2023, obtendo uma resolução de 95 % dos casos. O único caso pendente ainda esta com a investigação em andamento e aguarda laudos periciais e outras diligências investigativas.

O levantamento apurou também que 48% das mortes foram provocadas por arma de fogo, 38% com a utilização de arma branca e 43% dos casos foram motivados por brigas e desavenças. Entre as vítimas, dezesseis são do sexo masculino (76%) e cinco são do sexo feminino (24%).

O Delegado Regional de Polícia Chapecó, Danilo da Silva Fernandes, destacou que o elevado número de resolução dos homicídios reduz o sentimento de impunidade, pela identificação e prisão dos suspeitos e, por consequência, melhora a prevenção a mortes violentas.

Por sua vez, o Diretor de Polícia da Fronteira (DIFRON) da Polícia Civil, Delegado Fernando Callfass, ressaltou que a queda histórica do número de homicídios é fruto de muito trabalho e união de esforços de todas as forças de segurança de Chapecó. “Somente no município de Chapecó a Polícia Civil cumpriu 346 mandados de prisão em 2023, o que representa um aumento de 39% em referência ao ano anterior,” destacou o delegado Callfass.

 

Foto: Divulgação/Freepik