12 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva intensa volta ao Sul de Santa Catarina; veja a previsão

Foto: Reprodução/The Weather Channel

Instabilidades persistem até a próxima semana, quando uma frente fria derruba as temperaturas

Uma nova frente fria chegou para ficar sobre Santa Catarina nessa quinta-feira (9). Isso porque, segundo a Defesa Civil, um bloqueio atmosférico tem mantido as instabilidades “estacionadas” desde a última semana ao norte do Rio Grande do Sul, o que deve novamente impactar áreas de SC que fazem divisa com o estado gaúcho pelo menos até o início da próxima semana.

A chuva já começou ainda ontem em várias regiões do estado, e deve persistir nos próximos dias na forma de temporais isolados com raios, fortes rajadas e de vento e queda de granizo. Nas áreas do sul do Planalto e Litoral Sul, as chuvas devem ser mais frequentes e com volumes mais expressivos. Confira a previsão para o final de semana.

 

Sexta-feira

Nesta sexta-feira (10), o clima instável recua em direção ao RS, mas segue mantendo condição para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Litoral Sul e as áreas serranas mais próximas ao litoral. A Defesa Civil emitiu uma Atenção Meteorológica para o alto volume de chuva, que pode variar entre 50 e 80 mm, com pontuais que chegam a 100 mm, em áreas do Planalto e do Litoral Sul. Nas áreas do Grande Oeste podem ocorrer temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Nas áreas em laranja do mapa há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.

As temperaturas máximas devem atingir valores entre 26 e 28°C no Grande Oeste, enquanto entre o Planalto e Litoral Sul não passam de 22°C.

Sábado

No sábado (11), a chuva recua ainda mais para sul, favorecendo aberturas de sol e aquecimento em áreas do centro ao norte do estado, incluindo trechos do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Oeste, onde as temperaturas devem variar de 27°C a 32°C. Por conta do calor, há risco para temporais isolados nestas regiões. Nas demais áreas, predomina o tempo firme.

As temperaturas marcam valores acima de 30°C entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, entre 26 e 29°C do Grande Oeste as áreas centrais do estado, enquanto não passam de 24°C nas áreas ao sul, devido ao predomínio de nebulosidade.

Domingo

No domingo (12), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica segue favorecendo chuvas intensas e volumosas entre o nordeste do Rio Grande do Sul e parte do Planalto e Litoral Sul catarinense. Em áreas do Grande Oeste que fazem divisa com o RS, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, a combinação calor e a proximidade das instabilidades favorecem a formação de temporais isolados entre a tarde e a noite. Os maiores volumes de chuva estão previstos para as áreas do Extremo Sul do Litoral Sul.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Do Oeste ao norte de SC as temperaturas se aproximam dos 30°C, enquanto o Sul do estado não passa de 23°C devido à nebulosidade e chuva persistente.

Próxima semana

Na segunda-feira (13), mais uma frente fria se forma no oceano e começa a se deslocar lentamente para norte, favorecendo não só a continuidade das chuvas, como também aumentando o risco para temporais isolados em todas as regiões catarinenses. Na terça-feira (14), o sistema ainda segue favorecendo chuvas no norte de SC, mas ao longo do dia o avanço de uma área de alta pressão associado a uma massa de ar frio e seco passa a firmar o tempo em todo o estado, além de provocar um declínio nas temperaturas.

Recomendações da Defesa Civil

  • No caso de alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
  • Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.
  • Durante temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.
  • Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.