21 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva neste final de semana pode superar o esperado para abril

Foto Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

Defesa Civil alerta para volumes críticos na Grande Florianópolis e Litoral Sul

As regiões da Grande Florianópolis e o Litoral Sul podem ter volumes de chuva que superam o esperado para o mês inteiro de abril a partir desta quinta-feira (11) até o domingo (14). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, alguns pontos podem registrar acumulados acima dos 350 mm, sendo a sexta (12) e o sábado (13) os dias mais críticos.

Uma Atenção Meteorológica foi emitida pela SDC nesta quinta alertando sobre a chuva persistente nos próximos dias, com risco alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas na Grande Florianópolis e no Litoral Sul. O volume de chuva esperado para estas regiões é de 200 a 300 mm ao longo do final de semana.

 

Já em áreas do Litoral Norte, Vale do Itajaí e dos Planaltos, os acumulados devem ficar entre 70 e 150 mm até o domingo, com pontuais que podem alcançar os 200 mm. Nessas regiões, o risco para ocorrências é moderado.

A previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil, provocando chuva em todas as regiões catarinenses.

Neste período, a Defesa Civil recomenda que a população evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados, principalmente evitando transitar em pontilhões e pontes submersas. Atenção redobrada com crianças próximas a rios e ribeirões. Também é preciso ficar atento a inclinação de postes e árvores e movimentos de terra e rochas próximos a residências.

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo, Serviços

Clima / Tempo

Clima / Tempo