20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Ciclone provoca mar grosso e fortes chuvas no Litoral Sul e Grande Florianópolis

Foto: Flávio Jr. / TVBVonline

A situação se intensifica entre terça (28) e quarta-feira (29) com o ciclone plenamente estabelecido em alto-mar

Na manhã desta segunda-feira (27), o litoral de Santa Catarina amanheceu com chuvas persistentes, resultado da circulação marítima que traz umidade do oceano em direção à costa catarinense e da atuação de uma região de baixa pressão que dará origem ao ciclone extratropical no mar entre a costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A previsão é de chuva contínua e, por vezes, intensa ao longo do dia, com volumes entre 50 e 75 mm nas áreas mais afetadas, em parte do Litoral Norte e Sul, Baixo e Médio Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis , e entre 40 e 60 mm nas áreas do Alto Vale do Itajaí e em parte do Planalto Norte e Sul, Litoral Norte e Sul, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, com possibilidade de volumes pontuais superiores.

 

A situação se intensificará entre terça (28) e quarta-feira (29), quando o ciclone estiver plenamente estabelecido em alto-mar. O aumento da agitação marítima trará condições de mar grosso e ressaca no Litoral Sul, com ondas de sul/sudeste variando entre 3,5 e 4,0m próximas à costa. Na Grande Florianópolis, o mar também estará muito agitado, com previsões de ondas de sul/sudeste entre 2,5 e 3,5m. Fortes rajadas de vento, entre 50 e 70 km/h, são esperadas tanto em alto mar quanto nas áreas costeiras dessas regiões.

Foto: Defesa Civil