27 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Confira a agenda cultural para o fim de semana de Florianópolis

Agenda Cultural de 12 a 14 de maio

De festival de Jazz a show especial de homenagem a Cazuza, passando por rodas de samba, a Agenda Cultural da capital catarinense traz diversas atrações pagas e também gratuitas. Confira! 

Sexta-feira, 12/05

Festival de Jazz Dance

Evento pago. Destinado exclusivamente ao jazz dance e suas mais variadas vertentes, o Prêmio Roseli Rodrigues abre na noite desta sexta-feira às 20h30 no Teatro Ademir Rosa. A cerimônia será marcada por duas coreografias da Raça Cia de Dança (SP). A programação segue também no sábado (13) e no domingo (14). Para ingressos e mais informações, clique aqui. 

Evoé

Evento pago. O espetáculo Evoé, da Marco Audino Escola de Teatro, é dividido em quatro esquetes, sendo duas apresentadas nos dias 12 e 13 de maio; e as outras duas nos dias 19 e 20 de maio. As apresentações acontecem em todos os dias às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.

 

Dias 12 e 13: 

As Troianas: obra de Eurípides que retrata o final da Guerra de Troia a partir do feminino. Mostra o que ocorre com as prisioneiras troianas. Após a queda de Troia, as mulheres são escravizadas e aguardam o embarque para os novos lares.

Lisístrata: relato cômico sobre as mulheres gregas, lideradas por Lisístrata, uma personagem feminina de caráter forte. Essas mulheres fartas da guerra entre Atenas e Esparta trancam-se num templo e decidem por votação deflagrar uma greve sexual para forçar uma negociação de paz, uma estratégia ousada para acabar com a Guerra do Peloponeso, mas que, no entanto, provoca uma batalha entre os sexos. Segundo Aristófanes, em sua obra, Lisístrata.

Dias 19 e 20:

Electra: relata a situação em que vive e os maus tratos de Clitemnestra devido às lamentações pelo pai morto. Chega Crisótemis, sua irmã, submissa à mãe e a Egisto, a caminho do túmulo do pai, onde deverá fazer libações a mando de Clitemnestra, preocupada com um sonho.

A Assembleia das Mulheres: a peça gira em torno de um grupo de mulheres, cuja líder é Valentina. Ela decidiu que as mulheres deveriam convencer os homens a lhes dar o controle de Atenas, pois elas poderiam governar melhor do que os homens vinham governando. As mulheres, disfarçadas como homens, esgueiram-se pela assembleia e votam a medida, convencendo alguns homens a também votarem, pois é a única coisa que eles nunca tentaram.

Para mais informações e ingressos, clique aqui. 

A Golondrina

Evento pago. O espetáculo A Golondrina traz uma história semelhante a milhares que conhecemos, de famílias que encontram enorme dificuldade em lidar com as diferentes visões de mundo dentro de seus próprios lares e discutem essas relações frente à diversidade, à aceitação e ao compromisso com o amor. A peça é encenada às 20h no Teatro Pedro Ivo, tanto no dia 12 quanto no dia 13.

O texto foi inspirado no ataque terrorista homofóbico que aconteceu no Bar Pulse, em Orlando (EUA), em junho de 2016. O espetáculo mostra o emocionante encontro de Ramón (Luciano Andrey), sobrevivente de um ataque, com Amélia (Tania Bondezan), uma disciplinada professora de canto, que também tem sua história ligada a esse trágico evento. Os personagens vão se revelando e os detalhes de suas histórias, se entrelaçam como num comovente quebra-cabeças. A direção de Gabriel Fontes Paiva. Classificação indicativa: Livre

Para ingressos e mais informações, clique aqui. 

 

Sábado, 13/05

Samba para Anastácia

Evento gratuito. No Dia da Abolição da Escravatura, a Prefeitura de Florianópolis promove o Samba para Anastácia, das 12h às 18h, no Vão Central do Mercado Público da Capital. O evento conta com roda de samba, capoeira e grupo de música.

Cineclube da Mostra de Cinema Infantil

Evento gratuito. De volta à programação semanal do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), as sessões do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis são gratuitas e ocorrem todos os sábados, às 16h. Neste dia 13, será exibido o filme “Turma da Mônica Lições”, de Daniel Rezende.

Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a Turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

O Cinema Gilberto Gerlach fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, no bairro Agronômica. Para conferir mais informações, clique aqui.

Roda de Choro Mulheril

Evento gratuito. A partir das 14h, o bar Bugio recebe a roda do Choro Mulheril, puxado por mulheres instrumentistas e que tem por objetivo ser um espaço de acolhimento e de protagonismo feminino na música. O evento acontece dentro do bar Bugio, na rua Victor Meirelles. Para mais informações, clique aqui. 

Samba da Antonieta

Evento gratuito. Logo após a Roda de Choro Mulheril, a partir das 17h, o Bugio recebe a roda Samba da Antonieta, que virou tradição nos finais de semana da capital catarinense. O samba acontece na rua Victor Meirelles até às 21h30. Para mais informações, clique aqui. 

Festival de Jazz Dance

Evento pago. Destinado exclusivamente ao jazz dance e suas mais variadas vertentes, o cronograma do Prêmio Roseli Rodrigues acontece no Teatro Ademir Rosa, a partir das 17h e segue também no domingo (14). Para ingressos e mais informações, clique aqui. 

 

Domingo, 14/05

Festival de Jazz Dance

Evento pago. Destinado exclusivamente ao jazz dance e suas mais variadas vertentes, o cronograma do Prêmio Roseli Rodrigues acontece no Teatro Ademir Rosa, a partir das 17h. Para ingressos e mais informações, clique aqui. 

Especial Cazuza

Evento gratuito. O final de semana do Dia das Mães terá uma programação toda especial no OPEN, em Jurerê in, para comemorar a data e homenageá-las. A grande atração será o show “Especial Cazuza”, que acontecerá no sábado, às 19h, no Lounge da Plataforma 1.

O vocalista e violonista Lucas Ricco sobe ao palco ao lado de Luiz Henrique (baixo), Victor Bub (bateria), Vinicius Capistrano (guitarra) e Rodrigo Cavalcanti (teclado). Eles vêm com um repertório cheio de grandes sucessos de Cazuza, desde o início da carreira com o Barão Vermelho, até o formato solo.

O público poderá curtir ainda mais três atrações musicais: Bruna Nogueira Duo (sábado), Pedro Santos e Lucca Diniz (ambos no domingo). Haverá ainda aulões de funcional e yoga (para gestantes), Feira Mercato, espaço instagramável, fotos polaroid e sorteios de hospedagens (no instagram do OPEN). Tudo gratuito e ao ar livre (em caso de chuva, podem ocorrer cancelamentos de atrações).

Foto: Freepik / Reprodução

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano