20 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Turismo

Conheça dois destinos imperdíveis e sustentáveis em Santa Catarina

O turismo catarinense, no verão e no inverno, ganhou destaque em 2023

Santa Catarina, em 2023, se destacou no ranking das cidades brasileiras com certificado internacional de turismo responsável no Top 100 Good Practice Stories”. 

Se você pensa em dar uma chance para a sustentabilidade nas suas próximas férias, confira dois municípios catarinenses capazes de oferecer um mergulho na cultura local e, ao mesmo tempo, fica em contato com a natureza e suas maravilhas:

Orleans

Há 112 quilômetros de distância da capital catarinense, Orleans é originária de uma colônia de italianos e alemães. Fundada há 110 anos, a cidade também é conhecida como “Capital da Cultura” e seu recente reconhecimento internacionalmente pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC) como Destino Turístico Sustentável na categoria bronze.

Além das degustações de produtos locais, a cidade é marcada pelo Movimento Orleans Viva, com objetivo de incentivar e apoiar o turismo e a agricultura familiar para promover o desenvolvimento socioambiental e socioeconômico.

Para se aprofundar ainda mais na cultura e história local, vale a pena também conhecer o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – primeiro museu da América Latina a apresentar seu acervo num ambiente natural e ecológico.

Bombinhas

Também conhecida como capital do mergulho, a cidade litorânea está localizada a 78 quilômetros de distância de Florianópolis. No município, é possível  encontrar águas cristalinas, trilhas e muita hospitalidade.

Bombinhas foi reconhecida como um dos oito destinos turísticos sustentáveis, segundo a Green Destinations, e isso se deve a um curso de formação sobre a cidade, nomeado “Descobrindo Bombinhas”, o qual é destinado a empresas e comunidade local para debater sobre sustentabilidade, cultura e história.

Para os amantes da natureza, a cidade é o destino certeiro. Bombinhas é a única península no Sul do Brasil e o que não falta é praia, trilha e atividade física, como ciclismo e surfe.

Além disso tudo, a comunidade está sempre organizando mutirões de limpeza de praias – um ótimo jeito de se preocupar com a sustentabilidade e ainda, fazer contato com a população nativa.

Foto: Secom/Reprodução
Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Economia, Turismo

Turismo