25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Conheça Ivânio I, brasileiro que se nomeou rei e vive num castelo

O empresário realizou um sonho e criou o próprio reino em Cubatão, onde vive com a família

Em um cenário que mais se assemelha a um conto de fadas do que à vida moderna, Ivânio I, o monarca autoproclamado de Cubatão, São Paulo, vive em seu próprio castelo, desafiando as convenções temporais.

A ideia ousada de construir um castelo no quintal de casa e autointitular-se rei surgiu na mente de Ivanio Batista da Silva, empresário de 59 anos, após um sonho envolvendo sua santa de devoção. Prosperando nos negócios, ele realizou seu desejo de infância ao erguer um castelo em Cubatão.

Há 15 anos, a entrada do castelo, visível a partir do quintal, começou a ser construída, revelando três torres imponentes diante uma piscina. Mas a verdadeira surpresa aguarda aqueles que adentram o interior, onde cortinas vermelhas, lustres, colunas, poltronas, espadas, escudos e esculturas de leões conferem ao ambiente uma atmosfera digna de uma corte real.

Réplicas de pinturas famosas adornam as paredes, destacando o gosto excêntrico do “monarca”. Um quadro retrata o homem como rei, com a inscrição ‘Sua majestade Ivanio I’, perpetuando sua autoproclamada realeza.

Apesar de não ser uma atração turística, o castelo atrai inúmeros visitantes curiosos. O homem compartilha a residência com sua esposa, Maria Claudete Ribeiro da Silva, de 58 anos, e seus filhos Gustavo e Gabriel Batista Ribeiro da Silva, de 23 e 17 anos, respectivamente.

O sucesso do “rei” atingiu novos patamares quando seu filho, Gustavo, decidiu compartilhar a vida do “Rei de Cubatão” nas redes sociais. O vídeo viralizou, acumulando mais de 500 mil visualizações nas redes sociais. Diante do sucesso, Gustavo percebeu o potencial e passou a explorar a temática do castelo em suas postagens.

@gusbatist4

#fyp #castelo #cubatao #fypシ #fy

♬ Celtic Flashy Celtic Music – Masucu

Os seguidores da família fizeram questão de brincar: “Seu pai tá aceitando filhos adotivos?”, pergunta uma mulher. “Deve ser bom para os vizinhos colocarem como referência ‘ao lado do castelo’”, brincou outro perfil.

Por outro lado, o homem recebeu muitas críticas: “Nada contra fazer castelo, legal a iniciativa. Mas poxa, não custa jogar no Google e fazer uma coisa coerente com a arquitetura, mesmo com baixo custo. Tá muito brega”, criticou uma internauta.

Ivanio, no entanto, demonstra uma atitude descontraída em relação às críticas, afirmando que se diverte com os comentários e que, para ele, o mais importante é a alegria proporcionada pelo castelo à sua família.

Existe outro “Rei” no Brasil”

O “Rei de Cubatão” não está sozinho em sua busca por grandiosidade medieval no Brasil. Na Barra do Jucu, Espírito Santo, Mauro do Castelo também construiu seu próprio castelo, compartilhando a mesma paixão pela arquitetura medieval.

@castelodabarradojucu

#castelo #castle #vikings #viking #castelodabarradojucu #castelodabarra #castel #sonho #meta #forca #guerreiro #armadura #luta #guerra

♬ Valhalla Calling – Peyton Parrish

Mauro, que enfrenta críticas semelhantes, enviou palavras de apoio a Ivanio, destacando a importância de seguir os próprios sonhos e paixões.

“Também recebo muitas críticas, me chamam de louco, brega e até insultos dizendo que minha casa é do diabo. Mas faço desses comentários a minha inspiração porque a iniciativa e o talento são para poucos! Estamos no caminho certo, não ligar para opiniões alheias e fazer o que amamos! Parabéns”, comentou em um dos vídeos do Rei de Cubatão.

Fonte: Band

Foto:  Reprodução