29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Costureira doa roupas de bonecas para Centro de Educação Infantil em Chapecó

Todos se esforçam para manter a matriarca da família envolvida em sua atividade favorita

O CEIM Aquarela recebeu, no último dia 10 de março, a visita de uma grande parceira da instituição. Dona Vilma Favero Migliavacca, aos 87 anos, proporcionou a alegria das crianças ao doar roupas de bonecas confeccionadas por ela.

Um ato lindo e generoso que revela uma história de amor pela costura, o qual começou quando Dona Vilma ainda era muito jovem. Ela relata que sua mãe foi quem a motivou a iniciar o ofício, e, posteriormente, foi aperfeiçoado com a colaboração de uma amiga da família.

A máquina de costura, utilizada por Dona Vilma, tem 65 anos e foi um presente dado pelo pai. A máquina, que produz roupas para bonecas, tapetes, chinelos e almofadas, serviu, por muitos anos, para costurar e reparar as roupas do marido, filhos e netos.

 

“Eu cuidava da casa, trabalhava na roça, no moinho e sempre que sobrava um tempo, lá estava eu costurando. Os vizinhos me pediam para fazer vestidos para as crianças e eu adorava. Fazia com muito capricho. As minhas irmãs também costuravam, mas não tão bem quanto eu!”, relatou com muita lucidez.

Costurar vestidos sempre foi a preferência dela. E por isso, surgiram as roupas de bonecas. Por algum tempo, ela costurava e enviava para o CEIM Aquarela, mas, desta vez, Dona Vilma foi pessoalmente entregar as roupinhas, e segundo ela, foi maravilhoso.“Eu não imaginava que seria tão bem recebida. Eu fiquei muito feliz!” declarou ela.

Para passar a linha na agulha e consertar a máquina, ela dispõe da ajuda dos netos e dos filhos, que também arrecadam tecidos e outros materiais usados nas produções. “Eu acho que esse é o dom que Deus me deu e eu pretendo costurar por muito tempo. Se eu ficar sem minha máquina, eu fico doente!”, finalizou Dona Vilma.

Confira fotos das roupas feitas pela Dona Vilma:

 

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano