13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Defesa Civil emite alerta para risco “muito alto” para deslizamentos

Imagem: Flávio Jr – Portal TVBV

O alerta máximo vale para os municípios de Antônio Carlos, Garopaba, São José e Santo Amaro da Imperatriz

Na manhã deste domingo (14) a chuva no litoral catarinense deu uma trégua, mas a previsão indica que a chuva segue ocorrendo de maneira persistente e pontualmente intensa entre o Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. Já na Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, vai continuar ocorrendo de maneira persistente, mas intercalando com períodos de melhora. A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) alerta que o risco é alto para ocorrências, como alagamentos e enxurradas, entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e do Litoral Sul. O órgão reforça que existe alerta máximo para deslizamentos em Antônio Carlos, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Fonte: Defesa Civil de SC

Recomendações da Defesa Civil

O Defesa Civil Estadual orienta que não se deve transitar em locais alagados, principalmente em pontilhões e pontes submersas. É importante reforçar a atenção com crianças próximas a essas áreas. A inclinação de postes e de árvores podem indicar o risco de deslizamento de terra e rochas. Acompanhe a emissão de avisos e alertas.

Tendência para os próximos dias

O tempo vai continuar encoberto e com chuva ao longo do dia no litoral na segunda-feira (15). A instabilidade vai ganhar reforço entre a tarde e à noite, quando a chuva volta a ocorrer com forte intensidade em alguns momentos no Litoral e no Vale do Itajaí.

Na terça-feira (16) a circulação marítima diminui, mas uma frente fria avança pelo estado e provoca temporais isolados em todas as regiões. Na quarta-feira (17) o sol volta a aparecer em toda Santa Catarina devido a uma massa de ar mais seco. As temperaturas vão ficar baixas no amanhecer.