12 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Defesa Civil recomenda medidas à população com previsão de chuvas intensas

Instabilidades e acumulados de chuva devem atingir Santa Catarina em grande escala até o domingo

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu nessa quarta-feira (24) um alerta para a população sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas nos próximos dias, devido à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão do tempo indica que regiões do estado podem ser afetadas em grande escala, principalmente o Litoral Norte, o que pode aumentar os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados por este fenômeno meteorológico. “A expectativa é que chova mais de 200 mm nesse período, isso representa um volume expressivo em um curto espaço de tempo. Portanto, acompanhem os alertas emitidos pela nossa Secretaria e também pelas Defesas Civis municipais. Em caso de emergência ligue 199, Defesa Civil municipal, ou 193, Corpo de Bombeiros”, orienta o Coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da SDC.

Segundo a equipe de meteorologia da SDC, o VCAN é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão, que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera. Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro.

 

A SDC destaca também a agitação marítima em Santa Catarina nos próximos dias. De acordo com a equipe de meteorologia, essa condição aumenta no litoral no decorrer desta quinta-feira, (25), com ondas de leste entre 1,5 m e 2,0 m e picos de até 2,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

Cuidados para serem tomados

Por conta das fortes chuvas previstas, algumas precauções são essenciais para a população se manter segura. “As pessoas que residem em áreas de alagamentos ou inundações estejam também atentas às recomendações das Defesas Civis dos municípios, com acionamento de abrigos e jamais transitar em áreas alagadas, principalmente sobre pontes e pontilhões. Preserve ao máximo a sua vida”, enfatiza Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC. Veja abaixo as recomendações da SDC:

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
  • Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
  • Se afaste de postes e árvores;
  • Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
  • Fique atento às rachaduras em muros ou paredes.

Previsão no Oeste

A partir da tarde desta quinta-feira, temporais isolados devem atingir todo o Grande Oeste catarinense, além de áreas dos planaltos Norte e Sul e do Alto Vale do Itajaí. O aquecimento combinado com a umidade do ar e um vórtice ciclônico de altos níveis (sistema de baixa pressão em médios e altos níveis) forma áreas de instabilidade, que provocam pancadas de chuva.

O risco é moderado para  alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.

Avisos e Alertas da SDC

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação