23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Dia do Bombeiro: equipes continuam em operações por chuvas em RS e SC

Foto: CBMSC

A CBMSC já resgatou 600 vidas entre pessoas e animais no Rio Grande do Sul e mobilizou 248 bombeiros para operações em Santa Catarina

Neste sábado (4), enquanto o mundo celebra o Dia Internacional dos Bombeiros, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão em ação para prestar auxílio aos locais duramente atingido pelas intensas chuvas dos últimos dias. Um deles é o município de Capinzal, localizado no Oeste catarinense, que enfrentou desmoronamentos de casas, asfalto e até quedas de postes, deixando ruas obstruídas e a comunidade em situação de emergência.

As equipes do CBMSC estão empenhadas na limpeza das ruas afetadas. Esforços concentrados estão sendo feitos para garantir que os moradores tenham acesso seguro e possam retomar suas atividades cotidianas o mais rápido possível.

> Chuvas intensas e alerta para temporais no Sul Catarinense

Além de Capinzal, as equipes do Corpo de Bombeiros estão respondendo às necessidades de atendimento relacionadas às chuvas em todo o estado de Santa Catarina. Desde o início das operações, foram registrados 114 chamados em 55 municípios, mobilizando um total de 248 bombeiros e 82 viaturas.

A região mais afetada até o momento é a do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM), com sede em Joaçaba, também no Oeste do estado.

Auxílio ao Rio Grande do Sul

Desde a última quarta-feira (01), sete equipes de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão em ação no Rio Grande do Sul, prestando apoio crucial à população que tem sido severamente afetada pelas fortes chuvas que assolaram o estado.

A atuação dos bombeiros catarinenses tem sido essencial para resgatar aqueles que ficaram isolados e em situação de risco devido às inundações e aos deslizamentos de terra. Até o momento, a corporação já salvou 516 pessoas e 84 animais, que se encontravam em condições precárias, muitas vezes sobre os telhados das residências e até mesmo em árvores.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Um total de 32 bombeiros militares tem sido empregado nessas operações, apoiados por 10 viaturas e 11 embarcações especializadas em operações de resgate aquático. Além disso, a equipe conta com equipamentos específicos para atuar em situações de deslizamentos de terra.