24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Encontros regionais: Partido Liberal tem mostrado forte poder de mobilização

Na última sexta-feira (22), foi a vez de Lages receber as lideranças do PL / Foto: Paulo Chagas

O Partido Liberal de Jorginho Mello, em pouco mais de uma semana realizou grandes encontros regionais, a exemplo de Joinville, Tubarão, Lages e Concórdia. Em todos apresenta uma forte nominata, sendo que grande parte vem sendo conquistada nos últimos tempos. Na Serra, por exemplo, arrebatou praticamente a metade dos prefeitos e vices, da Região da Amures. Em Concórdia, no Meio Oeste, ocorreu a mesma coisa. Isso demonstra uma grande capacidade de conquista e persuasão. Nestes encontros, também a presença das maiores lideranças. São deputados federais e estaduais, entre outros. time liberal quer a garantia da participação democrática nas eleições, e por isso, nos encontros, pretende mobilizar o máximo possível de lideranças, muitas capazes de fazer parte do pleito e vencer, seja como prefeito, vice ou vereador. Na programação, encontro em Florianópolis dia 27, e em Chapecó, provavelmente dia 5 de abril. Na Capital do Oeste, ventila-se o provável lançamento da deputada federal Caroline De Toni, como pré-candidata.

Carmen Zanotto oficializa pré-candidatura em Lages

Deputada federal e Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto irá concorrer à Prefeitura de Lages / Foto: Paulo Chagas

Em reunião de filiações na manhã de sábado (23), na Câmara de Vereadores, a linha de frente do Cidadania, composta pelas vereadoras Elaine Moraes, Suzana Duarte e a presidente da sigla, Cristina Subtil, mais o PSDB, capitaneada pela deputada federal Carmen Zanotto, traçou o projeto para o pleito de 2024. Carmen assumiu oficialmente o compromisso como pré-candidata à Prefeitura de Lages, e arranca os trabalhos da pré-campanha alinhada ao PSDB, integrante da Federação, e também do Partido Liberal (PL), com a benção do governador Jorginho Mello. Carmen sustentou ainda que já está conversando com outros partidos visando uma maior sustentação partidária. Pediu a cada um dos que estavam presentes no plenário da Câmara de Vereadores, para que pensem e decidam sobre o caminho a seguir, visando dar uma nova dinâmica administrativa para Lages.

Reflexão

O pleito de outubro, em Santa Catarina, já está ganhando contornos mais expressivos com pré-candidaturas em todos os municípios. É certo que os grandes centros do Estado são os mais notórios. É o jogo de hoje pensando no amanhã, pela conquista dos maiores domicílios. Por outro lado, as eleições municipais, especialmente deste ano, ganham novo interesse, com significados que influenciam todas as correntes. A diversidade de partidos corrobora para a falta do bom senso, em que a população deveria estar em primeiro lugar. Nada. Primeiro, os ajustes internos, depois se pensa nos planos de governo. Mas talvez seja o caminho para se fazer a melhor política, muito embora, mesmo com a composição ajustada, o que vem depois entra mais no campo da promessa, com raras exceções. Para o eleitor, a orientação é a de observar que fez, e não quem promete. Os serviços prestados entram com balizamento para o voto mais certo possível. Cuidado com os candidatos que são apenas bons de conversa!

Raimundo de olho na vaga de Seif

Raimundo Colombo / Foto: Bruno Heiderscheidt

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) concorreu ao Senado em 2022. Em muitas pesquisas aparecia em primeiro colocado, porém, no final, a onda bolsonarista deu a vitória a Jorge Seif (PL), que agora sofre processo que pede sua cassação. Aliás, devido a uma ação impetrada pela Coligação “Bora Trabalhar”, a qual Raimundo pertencia. Seif é acusado de abuso econômico na eleição passada, e que está por isso sofrendo um processo de cassação, que chega agora numa fase mais decisiva, e está pronto para ser votado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agendou o julgamento para o dia 4 de abril. O processo tem ainda o pedido da Procuradoria-geral eleitoral pela cassação e a inelegibilidade do senador, através de recurso especial de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), por abuso de poder político, junto ao Supremo Tribunal Eleitoral (STE). Sendo assim, Colombo se sustenta na possibilidade e de vir assumir a vaga, por ter sido o segundo colocado no pleito passado, o que é possível.

Importante lembrar

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), já distribuiu doses da vacina contra a gripe para todas as 17 centrais regionais do estado. A Campanha de Vacinação começa oficialmente nesta segunda, 25. Neste ano, um total de 3.023.725 pessoas estão elencadas em um dos grupos prioritários para a vacinação. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público até o dia 31 de maio, data final da Campanha. O dia D, sábado em que há uma mobilização estadual para vacinação, está previsto para ocorrer no dia 13 de abril. Estou dentro.