23 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação Policial

Escolas de Santa Catarina começam a receber patrulha de policiais da reserva

Medida é colocada em prática 60 dias após tragédia em creche de Blumenau

Atendendo ao decreto do Governo do Estado, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), iniciou nesta segunda-feira (5) o Programa Escola Mais Segura, que consiste no patrulhamento de escolas estaduais feito por policiais da reserva. A medida foi anunciada no dia 10 de abril, motivada pela tragédia na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, ocorrida no dia 5 de abril, e a subsequente onda de ataques a escolas no Brasil.

Segundo o governo, os policiais empregados no programa estão recebendo treinamento específico para atuação no ambiente escolar. Por esse motivo, a reintegração dos policiais ao efetivo está sendo feita de forma gradativa de acordo com a finalização do seu processo de contratação e de treinamento.

O Programa Escola Segura tem a participação de todas as forças da Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica), além das secretarias da Segurança Pública e da Educação. Outro dado divulgado pelo governo é de que o Programa Escola Mais Segura já capacitou mais de 41 mil integrantes da educação e mais de 1.500 policiais com o protocolo “Fugir, Esconder e Lutar”.

 

No caso da Polícia Científica, sua ação se dá por meio do Programa PCI na Escola. Nele, o órgão oferece palestras com abordagens educativas e preventivas.

Foto: Divulgação / PMSC

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial