3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Fátima Guimarães

“Espalhando histórias e sementes”: arte circense, contação de história e música em Garopaba

Celebridades

O empresário gramadense Hilário Krauspenhnar da Rede de Hotéis Sky, foi agraciado na noite do sábado (28) de outubro, com o Troféu Homens e Mulheres que brilham. O evento aconteceu em Balneário Camboriú com a presença de celebridades do mundo artístico. A família Krauspenhar ousou no ramo da hotelaria há 22 anos e hoje conta com entretenimento e a gastronomia com excelência.

 Mirante

A cidade de Criciúma vive o seu melhor momento. A contagem é regressiva para a comemoração dos 98 anos de emancipação política-administrativa neste sábado (04) de novembro. Nesta quarta-feira foi inaugurado, o Mirante Realdo Santos Guglielmi.

A inauguração do novo equipamento turístico do município acontecerá às 17h30 do próximo sábado, dia 4, e faz parte das comemorações. O pagamento de ingresso passa a valer a partir do domingo, dia 5, e o valor será de R$ 10, somente via PIX.

Ao vivo

O palco do Teatro Elias Angeloni em Criciúma, recebe Ana Cañas Canta Belchior – Ao Vivo é o registro definitivo do show em que a artista homenageia a obra do compositor cearense. Além de participações especiais de Ney Matogrosso e Rael, o repertório conta com uma canção até agora inédita de Belchior, “Um Rolê No Céu”. Composta em 1987 em parceria com Gracco, a obra foi dada de presente a Ana pelos filhos de Belchior, Mikael e Camila.

Tendo percorrido cerca de 100 palcos pelo Brasil desde o início do projeto, o espetáculo que nasceu em uma live durante a pandemia recebeu o prêmio de “Show do Ano” de 2022 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA.

Enfeites de Natal

O curso Mulheres Artesãs, uma iniciativa conjunta da Associação Cocal Arte e Coopercocal, celebrou na sexta-feira, dia 27, o encerramento de um ciclo de sete meses de aprendizado, criatividade e empoderamento para 55 participantes. Durante esse período, as alunas puderam explorar uma variedade de técnicas artesanais, resultando na confecção de aproximadamente 200 peças, entre bonecas e enfeites de natal.

O curso tem como objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para mulheres pertencentes da área de atuação da Coopercocal, capacitando-as a criar produtos artesanais de alta qualidade.

O curso é totalmente gratuito, oferecendo uma oportunidade inclusiva para as mulheres onde representa um exemplo inspirador de como a educação e o empreendedorismo podem ser ferramentas poderosas para empoderar mulheres.

Para Altair Lorival de Mélo, presidente da Coopercocal o projeto é um investimento no futuro da comunidade. “Acreditamos que, ao capacitar as mulheres, estamos fortalecendo não apenas suas vidas individuais, mas também coletivas”, finaliza o presidente.

Histórias e sementes

O grupo de teatro Circolando, chega em Garopaba neste final de semana com apresentação gratuita. O grupo, formado apenas por mulheres, já se apresentou em diversas cidades da região sul do estado e está levando para o município, o espetáculo “Passarinhar: espalhando histórias e sementes”, que mistura arte circense, contação de história e música. A apresentação será no próximo domingo, dia 5, na Praça Governador Ivo Silveira, a partir das 10h30.

Com a temática de resgatar histórias populares que têm origem no sul do país, o grupo visa valorizar a cultura dos povos originários. A apresentação tem duração de 30 minutos, sendo toda a encenação e musicalidade de autoria do grupo.

O projeto cultural foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes Populares – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Fotos: Reprodução

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães