14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Política

Exemplos de gestão pública em SC são premiados no Band Cidades Excelentes

  1. Por Fernando Bortoluzzi | Fotos: Flavio Jr/TVBVonline
Municípios vencedores da edição 2024 foram reconhecidos nesta noite em evento em Florianópolis

Santa Catarina conheceu na noite de hoje (18) os municípios reconhecidos por suas boas práticas de gestão pública para melhorar os serviços prestados aos cidadãos na edição 2024 do Prêmio Band Cidades Excelentes. A etapa estadual é uma realização do Grupo Barriga Verde, Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila.

Prefeitos e representantes de municípios de todo o estado participaram da cerimônia em Florianópolis. A premiação levou em conta os seis pilares observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), nos últimos quatro anos de mandato dos prefeitos. Além destes, três cidades foram as campeãs do prêmio principal “Cidade Excelente”: Criciúma, entre os municípios acima de 100 mil habitantes; São Bento do Sul, de até 100 mil habitantes; e Herval d’Oeste, com até 30 mil.

 

Representando o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD), o Secretário Geral de Governo Tiago Pavan afirma que este reconhecimento mostra que Criciúma não parou no tempo. “Esse prêmio vem para coroar quatro anos de muito trabalho e evolução. Um trabalho que é reflexo de um governo preocupado acima de tudo com o desenvolvimento e o bem estar da população”.

São Bento do Sul, além da categoria geral, o prefeito Antonio Joaquim Tomazini Filho (PSDB) venceu também nos Pilares Educação e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

> Band Cidades Excelentes: conheça os ganhadores por categoria

O prefeito Mauro Sérgio Martini (PP), de Herval d’Oeste, afirma que o município deu um grande salto nos últimos quatro anos. “Os resultados revelados pelo Instituto Aquila mostram que estamos no caminho certo. Nós reconhecemos todo o comprometimento dos nossos secretários e servidores nesse trabalho”.

Edição “Evolução”

O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) para analisar dados públicos e oficiais de diversas fontes, como o DATASUS, o MEC e portais de transparência. Os municípios são ranqueados nos Pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem Estar; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.

O Prêmio deste ano é especial, explica a sócia-fundadora do Instituto Aquila, Melissa Bortoncello. Isso porque ele considera o histórico dos últimos quatro anos para avaliar e reconhecer os prefeitos e saber se eles conseguiram entregar os municípios melhor que do que receberam.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

“Estudamos quais são os quesitos que fazem uma cidade excelente, que é onde as pessoas querem ficar, querem morar, que atrai incentivos e empresas. A partir de pesquisas, descobrimos 72 indicadores e compilamos em um portal que usa inteligência artificial para coletar e organizar esses dados primários dos municípios”, conta Melissa.

Saul Brandalise Júnior, presidente do Grupo Barriga Verde, avalia como singular o papel do Instituto Aquila de avaliar a competência de gestão dos municípios. “Nós recebemos esse presente da Bandeirantes, de idealizar e viabilizar este evento, que temos a honra de apresentar em Santa Catarina