14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Final de semana será de calor, seguido de frente fria; confira a previsão

Defesa Civil alerta para temporais isolados e chuva pontualmente intensa em algumas áreas

O final de semana começa com tempo ensolarado em Santa Catarina. Neste sábado (24), as temperaturas sobem rapidamente, com máximas acima de 30°C em todas as regiões. Entretanto, entre o domingo (25) e a segunda-feira (26), a aproximação de uma frente fria litorânea intensifica os ventos nas áreas costeiras e favorece a nebulosidade na região. Com o tempo fechado, as temperaturas caem um pouco no litoral em relação aos dias anteriores, mas não deve fazer frio. Confira a previsão completa para o final de semana.

Sábado

Neste sábado (24), o dia começa com sol e variação de nuvens pelo estado. Entre a tarde e a noite, a combinação de instabilidades com o calor e a umidade fornece condições para a formação de pancadas de chuva e temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa em curto período de tempo e de alagamentos pontuais, especialmente entre o Meio-Oeste e próximo do litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências.

As temperaturas mínimas variam entre 17 e 21°C do Meio-Oeste aos planaltos e marcam entre 19 e 24°C nas demais áreas. À tarde, as máximas sobem bastante, marcando entre 28 e 34°C em grande parte do estado, chegando aos 35/36°C em pontos do Vale do Itajaí. O mar segue calmo com ondulação de leste próximo de 1 metro.

 

Domingo

O domingo (25) também deve começar com sol e variação de nuvens pelo estado. Ao longo da manhã, a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas esparsas de chuva. Entretanto, é a partir da tarde que a combinação de calor e umidade e a influência de uma área de baixa pressão favorece temporais isolados com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco moderado para ocorrências.

As temperaturas mínimas variam de 17°C a 21°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 19 a 25°C nas demais áreas, com os maiores valores ocorrendo no litoral. As temperaturas máximas variam de 25°C a 31°C pelo estado, chegando a 34°C em áreas do Oeste e Extremo Oeste. Ondulação de leste variando de 0,7 a 1,2 m na maior parte do dia, aumentando no final do dia no Litoral Sul.

Próxima semana

Na segunda-feira (26), o dia começa com condições para pancadas de chuva ao longo do litoral em função da circulação marítima. A partir da tarde, a combinação de calor e instabilidades atmosféricas volta a favorecer a formação de temporais em todas as regiões. Na terça-feira (27), a frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado com risco moderado para ocorrências meteorológicas. Porém, as temperaturas seguem altas, com marcas próximas ou acima dos 30°C em grande parte do estado.

 

Foto: Federico Fretes/Unsplash/Reprodução