23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Florianópolis é sede de Certificação Nacional de Cães de resgate

Participam dessa formação militares do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná (PR)

A Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento é realizada em parceria com o Comitê de Busca, Resgate Salvamento e Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e ocorre na Capital catarinense entre os dias 8 e 11 de abril.

Os “binômios”, que é dupla formada pelo cão de busca e o bombeiro militar, passarão por diversas provas. A busca rural com varredura de área e busca rural por restos mortais, estão previstas para iniciar às 16h desta segunda-feira (08). Pela manhã e começo da tarde, também ocorre a apresentação da arbitragem e dos figurantes das provas, inspeção veterinária, congresso técnico, conferência de documentos e chipagem. A iniciativa tem o objetivo de nivelar os conhecimentos e participam dessa formação, militares do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é destaque na busca e resgate utilizando cães. Os “binômios” catarinenses já foram empregados em ocorrências como os desastres de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, Petrópolis no Rio de Janeiro e mais recentemente no Rio Grande do Sul por conta das enchentes que atingiram o estado em setembro de 2023.