12 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Turismo

Florianópolis recebe certificação de Destino Turístico Inteligente em Transformação

Florianópolis receberá, nesta terça-feira (23), em Brasília, o certificado de Destino Turístico Inteligente (DTI) em Transformação. O título será concedido pelo Ministério do Turismo (MTur) durante o 1º Seminário Internacional DTI Brasil. A cerimônia ocorre às 18h. Na pauta da programação também está a apresentação do case de Florianópolis na quarta-feira (24).

O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca, estará na Capital Federal representando o prefeito Topázio Neto e receberá a certificação em nome dele.

“Com a certificação do Ministério do Turismo, estamos dando mais um passo para consolidar Florianópolis como um destino inovador, reunindo belezas naturais e atrativos turísticos, tecnologia e sustentabilidade”, observa o prefeito Topázio.

 

Florianópolis foi uma das 10 cidades selecionadas pelo MTur para participar do projeto piloto DTI em maio de 2021. Na época, a Capital se submeteu à avaliação de equipes técnicas do Governo Federal e de especialistas do Instituto Argentino Ciudades Del Futuro (ICF), da Fundação Ciudad de la Plata e da Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), que aprovaram a implementação do programa na cidade.

Na avaliação, a Capital foi apontada como destino turístico já consagrado, figurando entre os locais que mais recebem estrangeiros que buscam lazer e também é sede de diferentes eventos internacionais. Outro ponto positivo foi a gastronomia: Florianópolis é reconhecida como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Há ainda outros atrativos, como a Arte Urbana e o Turismo de Cinema.

“O turismo em Florianópolis vai muito além das praias e caminha de mãos dadas com a tecnologia e com a inovação, incentivando a economia criativa e fazendo com que a cidade tenha vida e opções durante todo o ano, não apenas na temporada de verão”, explica o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Pires.

Superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius De Luca lembra que as ações para transformar a Capital em um Destino Turístico Inteligente começaram antes mesmo do projeto piloto do Governo Federal.

Um exemplo, é a parceria com o Sebrae/SC e o desenvolvimento de aplicativos voltados ao turismo, como a Toordata, Tourqual, Harmo e o Smart Tour. Este último oferece ao turista informações sobre os locais visitados via QR Codes sinalizados em placas.

Além de Florianópolis, participam do projeto piloto Curitiba, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Brasília, Campo Grande, Salvador, Recife, Palmas e Rio Branco. Esses locais também serão certificados como destinos que possibilitam experiências inovadoras aos visitantes a partir da tecnologia, principal objetivo do DTI.

Turismo

Turismo

Economia, Turismo

Turismo

Turismo

Turismo