29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Frente fria preocupa produtores rurais da região Sul; entenda motivos

A expectativa dos agricultores é de que os próximos meses fenômeno El Niño intensifique as chuvas

A frente fria que chegou à região sul do Brasil na última quinta-feira (10) fez as temperaturas caírem abaixo de zero em algumas localidades. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), seis cidades dos três estados da região Sul registraram as temperaturas mais baixas do país.

Com termômetros inferiores a 5°C, agricultores se preparam para mais geadas, que, apesar do frio, queimam superficialmente as plantações agrícolas, além de prejudicar os alimentos das criações de gado.

A cidade de General Carneiro, no Paraná chegou a registrar a temperatura mínima de -1,1. Caçador, em Santa Catarina, registrou temperatura mínima de 0,9°C. Em São Mateus do Sul, no Paraná, foi registrada a mínima de 1,8°C, seguido de Bom Jardim da Serra (SC), onde os termômetros marcaram 2,6°C. Curitibanos (SC) e Inácio Martins (PR) ficaram próximos de 5°C, ao registrarem 4,2°C e 4,5°C, respectivamente.

 

A previsão do INMET para a região é de nova geada em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (12). A temperatura mínima pode chegar a 3°C e há risco leve de perda de plantações, segundo alertou o Instituto. Nos próximos dias espera-se uma queda de temperatura acentuada também sobre o Mato Grosso do Sul e em várias áreas dos estados do Sudeste.

Em Santa Catarina, o sábado ainda é de bastante frio, com temperaturas mínimas próximas de 0°C na Serra e possibilidade de geada na Serra, nos planaltos, no Grande Oeste, no Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana. No Planalto Sul e nos pontos mais altos do Meio-Oeste, as mínimas variam entre 3 e 5°C. No litoral e nas demais áreas do estado, as mínimas ficam acima dos 6°C.

No domingo (14) e na segunda-feira (15) o estado catarinense continua com predomínio de sol e poucas nuvens. As temperaturas seguem baixas nas madrugadas, amanheceres e noites, mas com mínimas e máximas aumentando gradualmente em comparação aos dias anteriores.

Com informações da Band
Foto: Freepik / Reprodução

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo