23 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Governo de SC promove Campanha de Cirurgia de Catarata em Florianópolis

Mutirão será feito em ala reinaugurada do Hospital Governador Celso Ramos

Nesta quarta-feira (12), o Governo de Santa Catarina promove um mutirão para cirurgias de catarata no Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Centro de Florianópolis. A previsão é de que sejam realizadas 40 procedimentos, no dia 12 quanto no dia 19 de abril, das 7h às 19h. O local das cirurgias é uma ala do hospital que foi reinaugurada em reforma que custou R$ 60 mil.

Anteriormente, o hospital possuía uma sala cirúrgica onde eram realizados de 10 a 15 cirurgias oftalmológicas por semana. Com a ampliação do serviço, a unidade contará com um centro cirúrgico de oftalmologia com duas salas exclusivas.

Atualmente, o Hospital Celso Ramos possui 480 pacientes na fila de espera para fazer cirurgia de catarata em condições de operar.“São pessoas de todas as regiões de Santa Catarina. Nossa expectativa é atender esses pacientes em até 10 meses. A ideia é manter uma ampliação de oferta ordenada e reduzir o máximo possível as filas cirúrgicas”, explica o diretor do HGCR, Michel Maximiano Faraco.

 

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

Foto: Cristiano Andujar / Secom

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde