29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Governo Federal retoma exigência de visto para turistas de quatro países; veja quais

Exigência foi retomada pelo princípio de reciprocidade, já que os países em questão pedem autorização para brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na última quarta-feira (3) a portaria que determina a retomada da exigência do visto para turistas vindos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e passa a valer a partir de 1º de outubro deste ano.

A portaria revoga a medida promovida por Jair Bolsonaro (PL) que dispensou em 2019 as permissões de forma unilateral. Lula determinou a retomada da exigência pelo princípio de reciprocidade, já que os países citados exigem o visto para entrada de brasileiros nas nações.

O decreto de Bolsonaro permitia que estrangeiros destes países poderiam entrar e permanecer no Brasil por até 180 dias, sem necessidade de vistos para quaisquer ações.

 

Antes da publicação no Diário Oficial da União, a medida já havia sido divulgada no dia 13 de março pelo Ministério das Relações Exteriores. Na época, a senadora Soraya Thronicke (União-MS), candidata à Presidência da República em 2022, criticou a decisão.

“O princípio da reciprocidade não pode estar acima dos interesses econômicos de milhares de brasileiros que trabalham no setor de turismo; é, antes, um apelo que tenta disfarçar um caráter ideológico. O conceito de reciprocidade não é uma camisa de força, mas, sim, um elemento que deve ser utilizado com flexibilidade em razão de interesses nossos, de interesses internos, de interesses nacionais”, disse a senadora no início do mês de abril.

Foto: Freepik / Reprodução

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo