14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Guaíba volta a subir e ultrapassa cota de alerta em Porto Alegre

Por Band.com.br | Foto: Alex Rocha/PMPA

Lago atingiu a marca de 3,26 metros às 10h desta quinta-feira (20) na estação Usina do Gasômetro

A chuva que voltou a atingir o Rio Grande do Sul fez o nível do Guaíba subir e atingir 3,26 metros às 10h desta quinta-feira (20), na estação Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, e ultrapassou a cota de alerta (3.15m). O nível de inundação atual é de 3,6 metros.

As águas ultrapassam 3,15 metros ainda na noite de quarta-feira (19). Por volta das 23h, o nível chegou a 3,17, às 3h15 desta quinta estava em 3,23 metros. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, a cota de inundação não deve ser ultrapassada.

 

A elevação é resultado das chuvas dos últimos dias, que causaram aumento nos volumes dos rios afluentes e do Guaíba. Devem ainda ocorrer oscilações pelos efeitos dos ventos.

Alagamentos, pessoas desalojadas e aumento dos níveis dos rios perturbaram novamente a vida de milhares de pessoas de municípios como Montenegro, Igrejinha, Lajeado e Eldorado do Sul.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, áreas foram alagadas, trazendo angústia e preocupação aos moradores. Famílias que haviam regressado há poucos dias para suas casas, voltaram a ver a água entrar nas residências.

Em Eldorado do Sul, mais de 5,4 mil pessoas tiveram que abandonar novamente suas casas nessa quarta-feira (19).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão