26 de junho de 2026
TVBV ONLINE
Cotidiano

Hospital Regional de São José recebe mantas para recém-nascidos confeccionadas por detentos

Foto: Jaqueline Noceti/Sejuri
Entrega visa atender público vulnerável neste período de frio intenso

Oitenta mantas infantis foram entregues para os recém-nascidos do Hospital Regional de São José, afim de aquecê-los neste momento de queda intensa nas temperaturas. O material foi confeccionado por detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau, no Vale do Itajaí, e entregue pela Polícia Penal nesta quarta-feira (24).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os produtos foram entregues à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal) do HRSJ, que conta com 20 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos de cuidados intermediários em Neonatologia. A unidade de saúde é referência nesse tipo de cuidado e é estimado que cerca de 300 partos sejam realizados por lá a cada mês.

“Cada uma dessas mantas representa um gesto de cuidado e solidariedade. É muito significativo ver o trabalho realizado dentro das unidades prisionais chegando a quem mais precisa, especialmente neste período de frio. Ao mesmo tempo em que contribuímos para o acolhimento de recém-nascidos atendidos pelo Hospital Regional de São José, fortalecemos o papel social e ressocializador desenvolvido pela Polícia Penal em Santa Catarina”, afirmou a secretária Danielle Amorim, da pasta de Justiça e Reintegração Social do estado.

Os privados de liberdade que participaram da confecção são voluntários no Projeto Aqueça PPet, iniciativa desenvolvida pela Polícia Penal com objetivo de transformar materiais descartáveis em produtos importantes para instituições e projetos sociais. Vale ressaltar que as malhas utilizadas para produção são fruto de doações e, após a finalização da manta, as peças passaram por um processo de higienização e esterilização.

“Em nome da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital Regional de São José, agradecemos a doação das mantas destinadas à UTI Neonatal da nossa maternidade. Realizamos, em média, 300 partos por mês, e essa entrega tem um significado muito especial, sobretudo neste período de temperaturas mais baixas”, destaca a diretora do Hospital Regional de São José, Fabiane Mendes.

Manezinho de coração vence italiano e conquista etapa de Saquarema na WSL

Yago Dora subiu uma posição no ranking e mira liderança na etapa de Teahupo’o, no Taiti

O brasileiro Yago Dora venceu o italiano Leonardo Fioravanti na final da etapa da praia de Saquarema da World Surf League (WSL) e sagrou-se campeão do torneio. O paulista radicado em Florianópolis derrotou o atual líder do ranking por 15 a 13.17. A próxima etapa acontece daqui a duas semanas, em Teahupoʻo, no Taiti. Dora e outros quatro brasileiros chegam a essa etapa com chances de assumir o topo da classificação geral.