17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Imagens impressionantes: Vulcão entra em erupção na Islândia e abre fissura no solo

Erupção aconteceu após semanas de atividades sísmicas registradas

Um vulcão entrou em erupção na noite dessa segunda-feira (18) no sudoeste da Islândia após semanas de intensa atividade sísmica. De acordo com o Departamento Meteorológico do país, a lava e a fumaça se espalham por uma grande área próxima de uma cidade no sudoeste do país.

A erupção começou apenas a alguns quilômetros da cidade de Grindavik, e causou fissuras no solo que crescem na direção da vila, que fica a aproximadamente 40km da capital da Islândia, Reykjavik.

Já temendo uma erupção significativa na península, autoridades evacuaram aproximadamente 4 mil pessoas de Grindavik e fechou um spa geotérmico nas proximidades. A polícia local afirmou ter aumentado o nível de alerta após a erupção, e a Defesa Civil da Islândia alertou o público para não se aproximar da área enquanto a situação é avaliada.

 

“A atividade sísmica e medições feitas com dispositivos GPS indicam que o magma está se movendo em direção sudoeste e a erupção deve continuar na direção de Grindavik”, afirmou o Departamento de Meteorologia. O Aeroporto Internacional de Keflavik, próximo da Capital, permaneceu aberto, mas com atrasos em decolagens e partidas de voos.

Localizada entre a placa tectônica da Eurásia e da América do Norte, entre as maiores do planeta, a Islândia é um ponto de forte atividade sísmica e vulcânica, uma vez que as duas placas se movem em direções opostas.

 

Confira imagens do vulcão

Imagens e transmissões ao vivo compartilhadas na internet mostram lava sendo expelida de fissuras no chão. O brilho amarelo-alaranjado aparecem em alto contraste em relação ao céu noturno escuro.

 

Com informações de Reuters.

Foto: Guarda Costeira Islandesa/Reuters/Reprodução