23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Impacto das chuvas: cerca de 350 bombeiros foram mobilizados para os atendimentos

Foto: Divulgação/CBMSC

As ações aconteceram entre os dias 11 e 16 de abril em 67 municípios catarinenses

Nos últimos dias, fortes chuvas têm assolado o estado de Santa Catarina, deixando um rastro de desafios e demandas para as equipes de resgate e salvamento. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou um balanço dos atendimentos realizados entre os dias 11 e 16 de abril, revelando a magnitude das ações desempenhadas em resposta às adversidades climáticas.

Durante esse período, o CBMSC atendeu a um total de 150 chamados exclusivamente relacionados às chuvas, distribuídos em 67 municípios diferentes, resultando no auxílio a 171 pessoas afetadas. Os dados revelam a extensão do impacto das chuvas, com 67% dos atendimentos concentrados no litoral catarinense, especialmente na região da Grande Florianópolis, seguido por 18% na região do Oeste e Extremo Oeste, e 15% na Serra Catarinense e Meio-Oeste do Estado.

 

Para lidar com a demanda emergencial, aproximadamente trezentos e cinquenta bombeiros, entre militares e comunitários, foram mobilizados, juntamente com 106 viaturas, em ações que envolveram desde quedas de árvores em residências ou vias públicas, resgate de pessoas ilhadas e em locais de difícil acesso, até ocorrências de alagamentos e deslizamentos.

O Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, destacou a importância da atuação conjunta com as equipes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil durante o período de chuvas, visando garantir maior agilidade nos atendimentos e direcionamento adequado das equipes conforme a necessidade.

> Chuvas em SC: Cinco municípios decretaram situação de emergência

As Forças-Tarefa (FT), equipes especializadas em busca, resgate e salvamento, permaneceram de sobreaviso em todo o estado, sendo ativadas conforme a demanda. Um exemplo foi a ativação da FT-10, sediada em São José, na Grande Florianópolis, que resgatou oito pessoas em área industrial de São José e atuou em diversas ocorrências nos municípios de Paulo Lopes, Palhoça e Biguaçu.

Em Paulo Lopes, um dos municípios mais afetados, as equipes do CBMSC realizaram resgates de famílias ilhadas e prestaram apoio na entrega de alimentos em áreas de difícil acesso. Além disso, em parceria com a Defesa Civil Estadual e a PRF, foram fornecidos mantimentos a caminhoneiros e cidadãos presos na interdição no Morro dos Cavalos, na BR 101 Sul.

Apesar dos desafios enfrentados, a Defesa Civil do Estado prevê a volta do sol e a queda das temperaturas nos próximos dias, indicando uma trégua temporária no mau tempo. No entanto, as Forças-Tarefa permanecem atentas e prontas para retomar as operações, caso necessário.

> Risco grave de contaminação por água de inundações gera alerta da Saúde