24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Instabilidades voltam a atingir Santa Catarina

As chuvas devem começar na quarta-feira (1º) e terminar apenas no sábado (4)

A terça-feira (30) começou com predomínio de sol na maior parte das regiões. Este quadro vai favorecer o a elevação das temperaturas. Já na madrugada, novas instabilidades começaram avançam entre o Rio Grande do Sul e o Litoral Sul catarinense. Essa situação trouxe temporais isolados, com raios e possibilidade de rajadas de vento, mas até o momento foram registrados acumulados em torno de apenas cinco milímetros na região. A previsão aponta que nas próximas horas as chuvas devem continuar atuando no Litoral Sul e em pontos isolados no Planalto Sul. As máximas devem chegar a 30°C em grande parte do estado e a 32°C no Oeste, litoral e Vale do Itajaí.

A instabilidade aumenta na metade Sul de Santa Catarina na quarta-feira (01), principalmente nas áreas de divisa com o território gaúcho, entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. No amanhecer, as mínimas ficam entre 20 e 23°C no Oeste e Litoral e entre 16 e 20°C nas demais regiões. Durante a tarde os termômetros podem marcar de 27 e 30°C em praticamente todo o estado. Sendo que no Oeste, litoral e áreas próximas de 31 e 33°C, no Litoral Norte as temperaturas podem marcar até 35°C.

Mapa meteorológico referente a quarta-feira (1º). Fonte: DCSC.

Na quinta-feira (02) o dia vai amanhecer abafado e a aproximação da frente fria, que atua no Rio Grande do Sul, vai trazer instabilidades para o território catarinense. Os temporais avançam a partir da tarde e podem ser acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências ligadas aos fenômenos meteorológicos. As mínimas serão de 22 a 25°C no Grande Oeste, Litoral e de 17 a 21°C nas demais regiões. Antes das chuvas as temperaturas ficam na casa dos 30°C na maior parte do estado e podem passar dos 35°C no Litoral Norte.

Informações da Defesa Civil de Santa Catarina