14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Justiça de Lages garante ala psiquiátrica em hospital infantil

A Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages garantiu a disponibilização de leitos para atendimento de crianças e adolescentes que precisam de tratamento psiquiátrico, no município. A solenidade de inauguração no Hospital Seara do Bem, uma das unidades de referência no atendimento pediátrico em Santa Catarina, ocorreu na segunda-feira (19).

A ala tem 10 leitos, cinco femininos e outros cinco masculinos, para internação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de crianças e adolescentes com transtornos mentais e dependência química.

A criação dos leitos de saúde mental foi o cumprimento de uma sentença em processo ajuizado pelo Ministério Público, em 2017. Em audiência no ano seguinte, houve um acordo judicial entre a direção do hospital e a Secretaria Estadual da Saúde, que previa a implantação dos serviços de psiquiatria no Seara do Bem.

“Tendo em vista o clamor da sociedade, diante dos problemas que enfrenta com a disseminação das drogas e suas consequências para nossos infantes, e em atenção ao chamado do Poder Judiciário para que o Estado pudesse abrigar esses jovens, o Hospital Infantil propôs-se oferecer o espaço para acolhimento. Hoje, finalmente, estamos inaugurando essa ala”, afirmou o médico Wilson Ribeiro dos Santos, presidente do hospital.

Foto: TJSC/Reprodução