27 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Lages lança a colheita oficial do pinhão, para a temporada 2023

Debulha da “primeira” pinha, shows musicais gauchescos e “Sapecadaço”, simbolizaram o lançamento

A estação das folhas secas já escancara as temperaturas tênues em proximidade, e devagarinho já desenha parte da rotina dos lageanos e dos serranos das outras 17 cidades do Planalto Sul de Santa Catarina. O período desta estação começou em 20 de março no Hemisfério Sul, o equinócio de outono, e seguirá a 20 de junho.

Finalmente aponta-se no horizonte a temporada em que o coração dos sulistas brasileiros pulsa forte bombeado de maior orgulho da sua identidade de regionalidade e quando os olhos se voltam à Serra Catarinense mais intensamente por turistas de variadas geografias do país e estrangeiros de outros continentes no charme de ambas as estações do tempo, definindo opções de turismo, lazer e gastronomia. E a “nossa” “semente símbolo” mais querida, o pinhão, chega junto, é claro, atribuindo o principal toque, inclusive porque sem ela e a majestosa gralha azul nada faz sentido na paixão pelo Sul do Brasil.

Seja cozido, assado na chapa do fogão à lenha ou chamuscado entre as grimpas da árvore pinheiro ou no fogo de chão no galpão do sítio, ou como ingrediente primordial em pratos salgados e doces elaborados com sofisticação, para aquecer sob o clima característico europeu, esquentar o corpo e a alma.

 

O pinhão, semente do fruto denominado pinha da araucária é o convidado que não pode faltar. A cada ano, sementes de maior qualidade aos consumidores. O ponto ideal de maturação faz a diferença no sabor.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), são colhidas na região da Serra, anualmente, aproximadamente sete mil toneladas da fruta-semente, envolvendo, diretamente, 900 famílias nesta atividade econômica – em torno de R$ 7 milhões de movimentação com a comercialização, uma catapulta ímpar na vida socioeconômica dos produtores.

Para a safra de 2023, estima-se uma colheita com sementes de boa qualidade, no entanto, em menor quantidade do colhido em 2022. Todavia, por ser uma estimativa, a realidade poderá ser surpreendente, a exemplo do ocorrido no ano passado, quando registrou-se, na abrangência da Amures, em torno de oito mil toneladas colhidas, diante de uma previsão de colheita flutuante de seis a sete mil toneladas.

Em abril, roteiros exclusivos de amor à Serra a quem gosta de tradição, sem diferenciação a quem usa calça jeans ou bombacha

Durante este mês (de 1º a 30 abril), o Festival Colheita do Pinhão contará com o Festival Gastronômico Colheita do Pinhão, desenvolvido por Gastronomia de Lages, Associação Empresarial de Lages (Acil) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, uma integração de 20 estabelecimentos gastronômicos de Lages (bares, lanchonetes, cafeterias, chocolaterias e restaurantes), ao servirem a sua clientela, diariamente, pratos típicos à base de pinhão.

Os empreendimentos culinários engajados no Festival são os seguintes: Galpão Gaúcho, Bistrô, Bistrô Garden, Bom Apetite, American PlaceBoka’s Serrano, Dompi, Dindo’s Lanches, Burguer da Joca, Viva BurguerJimmy BurguerGarage Pizza DeliveryBurts Food, Jenifer’s Doces – Fast Cake, Casa de Vó, Forno Santa Fé, Café Brasil, Café Catedral, Caracol Chocolates e Lagos de Gramado Chocolates Artesanais.

Outro ponto especial do Festival Colheita do Pinhão será o Concurso Gastronômico Colheita do Pinhão, com julgamento de pratos e a grande final fixados para 30 de abril, na Chef Gourmet Escola de Gastronomia. As inscrições de receitas, tanto para chefs amadores, quanto profissionais, estarão abertas de 1º a 15 de abril.

Promoção: Prefeitura de Lages, Chef Gourmet Escola de Gastronomia, Fort Atacadista e Alínea Urbanismo. Esclarecimentos: Site, (49) 99901-3577 – Chef Gourmet Escola de Gastronomia.

Atualizações e informações adicionais sobre o Festival Colheita do Pinhão, no site oficial da prefeitura de Lages, e em suas redes sociais, Facebook: Prefeitura de Lages – https://www.facebook.com/prefeituradelages e no Instagram@prefeituradelages.

Esquentar os motores à Festa Nacional do Pinhão

Reconhecido como um “start” para a Festa Nacional do Pinhão programada para o dia inteiro e começo de noite de sábado (1º de abril). A 33ª Festa Nacional do Pinhão, de 2 a 11 de junho de 2023, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, com dezenas de espetáculos musicais de renome nacional, porém, o Recanto do Pinhão Aracy Paim iniciará uma semana antes, no Calçadão da Praça João Costa, uma demonstração de amor ao campeirismo em interpretações de dança, canto e declamação de peões e prendas, e opções deliciosas com pinhão na base de seu preparo.

A solenidade de escolha da rainha e princesas, as soberanas da Festa Nacional do Pinhão de 2023, está prevista para 12 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, no Mercado Público Municipal. Entrada gratuita e limitação de capacidade de lotação. São 37 candidatas inscritas formalizadas no concurso de escolha, contudo, 22 serão aprovadas na seletiva preliminar ao dia do evento de desfile, desenvoltura e conhecimento histórico e cultural sobre Lages.

Foto: Toninho Vieira e Fabrício Furtado/Reprodução

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo