23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Litoral Sul em ‘alerta de grande perigo’ do Inmet para volume de chuva

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos abrange Sul catarinense e todo o RS

O litoral Sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul estão em alerta de grande perigo, segundo informe divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (30). O comunicado indica a ocorrência de acumulados de chuvas que podem superar 60 mm/h ou 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco.

Alertas de grande perigo indicam a ocorrência de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, explica o Inmet.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu também uma observação meteorológica para temporais que podem abranger toda a extensão da faixa Sul do estado nesta terça. O cenário é provocado pelas altas temperaturas devido à presença de uma massa de ar quente e úmida, que intensifica a sensação de abafamento com marcas entre 25°C e 32°C (pontuais acima) em várias regiões.

> Semana terá tempo estável antes de chuvas acima da média; veja previsão

Este calor combinado à oferta de umidade e a proximidade com um sistema frontal com caraterísticas estacionárias sobre o RS favorece as condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, sobretudo nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. De forma isolada, esses temporais podem trazer chuva intensa em curto período de tempo e vir acompanhados de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas é baixo nas áreas em verde do mapa e moderado nas áreas em amarelo.

Temporais até quinta-feira

O Inmet também emitiu um alerta de perigo de tempestade para o Litoral Sul catarinense e o RS que vale até quinta-feira (2). De acordo com o aviso, estão previstas ocorrências de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/h e 100 mm/dia; ventos intensos, entre 60-100 km/h; e queda de granizo. O Inmet alerta ainda que existem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.

O Inmet divulgou também a previsão do tempo para até o dia 6 de maio. Há o indicativo de grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à atuação de um sistema frontal no Sul do país.

“A semana se inicia com tempestade devido uma área de baixa pressão atmosférica que deve favorecer a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, entre quarta e quinta-feira, um sistema frontal sobre o oceano intensifica a chuva nestas áreas, com volumes significativos e mais abrangentes, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento”, informou.