13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Lojas de toda Santa Catarina oferecem Dia Livre de Impostos aos clientes

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

Mais de 250 lojas e empresas oferecem produtos e serviços sem cobrar o valor de tributação

Celebrado nesta quinta-feira (6) em todo o país, o Dia Livre de Impostos mobiliza lojistas em todas as regiões de Santa Catarina para oferecer a seus clientes produtos com preços reduzidos, livres de tributação. O objetivo é demonstrar á população e o varejo sobre o peso que impostos podem fazer no bolso do consumidor.

A 18ª edição do Dia Livre de Impostos é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). O objetivo da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso os lojistas participantes vão comercializar suas mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

 

De acordo com o coordenador estadual da CNDL, Marcos Brinhosa, são mais de 250 lojas e empresas inscritas para oferecer nesta data produtos com preços sem impostos. “Do ano passado para cá, com os eventos que organizamos e a expansão das CDLs Jovens, cidades que nunca promoviam a ação irão participar. Um exemplo é Criciúma, Balneário Camboriú, Indaial, Capinzal, Itajaí e São Miguel do Oeste”

Ainda segundo Brinhosa, em 11 cidades do Estado, o assunto foi pauta nas Sessões das Câmaras de Vereadores e teve destaque também na Assembleia Legislativa. “Isso é muito importante para mobilizarmos ainda mais”, acrescentou.

O presidente da CNDL, José César da Costa declarou que a Confederação quer demonstrar à população como as taxas podem ser abusivas. “O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil. A Reforma Tributária é urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Participam da ação lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

No Brasil

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.500 cidades.