13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Maré alta acende alerta para risco de alagamentos em Santa Catarina

Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBVonline

Previsão para o fim de semana aponta para declínio acentuado das temperaturas em todo o estado e rajadas de vento

A Defesa Civil de Santa Catarina e a de Joinville emitiram alertas para os riscos de alagamentos causados pela maré alta entre esta sexta-feira (24) e o sábado (25). As condições para esse fenômeno são proporcionados pelos fortes ventos vindos do sul que, segundo a Epagri/Ciram, podem ter rajadas de 60 a 80 km/h e chegar a picos de 90 km/h, além da maré astronômica impulsionada pela Lua Cheia.

São esperadas ondas entre 2 e 2,5 metros, com picos de até 3 metros em alto mar em toda a costa catarinense. Além disso, um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul formado com o avanço de alta pressão no Sul do país, associado a uma frente fria, acende o alerta para ocorrências como alagamentos e o declínio acentuado das temperaturas. Confira abaixo a previsão do tempo para o fim de semana.

 

Em Florianópolis, os pontos de alagamentos, segundo a Defesa Civil estadual, são concentrados na região do Centro Sul, Rio Tavares e Noroeste da Ilha.

Imagem: Defesa Civil

Já no Litoral Norte, a previsão é de maré que pode chegar a 2 metro em Joinville nesta sexta-feira, por volta das 16h. No sábado a maré pode atingir 1,4 m perto das 5 horas da madrugada. No domingo (26), o alerta é para a madrugada, por volta da 00h30, quando a maré pode chegar a 1,3 m.

O risco é moderado na região para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Em caso de vento forte, os moradores devem buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas, árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento. Outra recomendação é ficar longe de janelas nas residências. E em situações de alagamento, evite passar nos locais com acúmulo de água.

Queda das temperaturas

Com a passagem da frente fria e o avanço de uma massa de ar frio, a Defesa Civil alerta também para o declínio acentuado das temperaturas em todo o estado, em especial no Grande Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí. O alerta fica para o decorrer desta sexta-feira e a madrugada de sábado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
Imagem: Defesa Civil

Previsão para o fim de semana em SC

Sexta-feira

A sexta-feira começou com bastante nebulosidade e chuva em Santa Catarina. Ainda nesta manhã, há risco moderado para ocorrências associadas a temporais isolados no Norte do estado. No decorrer do dia, a chuva enfraquece conforme a frente fria se afasta do estado, dando passagem para uma massa de ar frio, que já começa a diminuir as temperaturas em todas as regiões catarinenses.

A sensação é de frio no decorrer do dia, especialmente à noite, com temperaturas entre 10 e 15°C na maior parte das regiões. O vento vira para sudoeste/sul em todas as regiões com intensidade moderada e com rajadas fortes na Serra e nas áreas costeiras, onde podem superar os 80 km/h.

Sábado

No sábado, a frente fria se afasta de SC, mas a umidade deixada por ela combinada ao frio favorece a nebulosidade em todas as regiões. O vento varia de sul a sudeste em todas as regiões. No litoral, ainda podem ocorrer rajadas de vento, com risco moderado para ocorrências associadas.

As temperaturas mínimas variam entre 5 e 8°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 9 a 12°C nas demais regiões. As máximas à tarde ficam abaixo dos 20°C no Litoral e não passam de 15°C do Extremo Oeste aos planaltos. Devido ao frio intenso, há risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.

Domingo

No domingo (26), o tempo nublado predomina na maior parte do dia. Entretanto, a aproximação de instabilidades favorece chuvas entre a noite e madrugada. Nas áreas litorâneas, a intensificação da circulação marítima também contribui para a condição de tempo chuvoso, que deve se estender na madrugada da segunda-feira (27).

No amanhecer, as mínimas ficam abaixo de 5°C em todo o Oeste, e se aproximam de 0°C nos pontos mais altos do Planalto Sul. Variam entre 5 e 9°C nas áreas centrais e ficam abaixo de 15°C nas regiões litorâneas. Com o predomínio de nebulosidade no estado, as temperaturas ainda não sobem tanto no decorrer do dia, com máximas entre 14 e 18°C no Oeste e áreas litorâneas, enquanto nas áreas entre o Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos não passam dos 13°C.