14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Mercadores da Morte: cartel de funerárias é desarticulado em Santa Catarina

Segundo MP, prestadores de serviços funerários tinham como objetivo eliminar a concorrência no ramo

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28) com o objetivo de desarticular um cartel de funerárias que opera no estado de Santa Catarina.

Vinte mandados de busca e apreensão são cumpridos em Criciúma, Florianópolis e São José a fim de apurar suposto crime contra a ordem econômica, crime na relação de consumo e crime contra a paz pública. A operação, batizada de “Mercadores da Morte”, é realizada em apoio à 29ª Promotoria de Justiça da Capital e à 6ª Promotoria de Justiça de Criciúma.

As investigações iniciaram em 2022, e apontam que o esquema teria iniciado em Florianópolis e se expandido para Criciúma. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as empresas responsáveis pelos serviços funerários estariam estabelecendo regras e valores superfaturados a fim de controlar os preços e eliminar a concorrência no ramo.

 

Mais de 100 policiais do GAECO participam da operação.  Até o momento, já foram apreendidos documentos relacionados a edital de concorrência pública, documentos relacionados a renovação, celulares, dinheiro, entre outros.