23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Mudança do tempo: Temporais e mar agitado em Santa Catarina

Um sistema de baixa pressão e a chegada de uma frente fria provocam tempestades

A partir desta quinta-feira (16) retornam para Santa Catarina condições para a formação de temporais. A formação de um sistema de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade intensificam o quadro, já durante a tarde de hoje (16), principalmente na metade sul do estado, entre o Planalto Sul e o Litoral Sul.

O frio vai diminuir e as mínimas ficam entre 11°C e 15°C na maioria das regiões, mas podem oscilar de 4 a 10°C no Planalto Sul e Litoral Sul. As máximas ficam entre 20 e 24°C na maioria das áreas, com exceção do Planalto e Litoral Sul, onde não passam dos 21°C.

Fica um alerta para os navegantes pois o mar segue agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas, do quadrante sul, ficam entre dois e dois metros e meio, com possibilidade de picos de até três metros.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Na sexta-feira (17) o quadro se intensifica no território catarinense, pois a chegada de uma frente fria, associada ao sistema de baixa pressão no oceano, vai provocar chuvas em todo o estado. Existe a possibilidade de temporais com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Segundo a Defesa Civil Estadual, o risco é de moderado a alto para ocorrências como alagamentos pontuais, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Durante a sexta (17), as temperaturas no amanhecer ficam entre 14°C e 18°C na maior parte de Santa Catarina. Já no período da tarde, as máximas não vão passar dos 20°C na metade Sul do estado, onde deve chover desde o início do dia. Por outro lado, em áreas do Norte catarinense o calor se intensifica e os termômetros podem marcar até 27°C. No mar a agitação permanece e as ondas ficam de dois a três metros no Litoral Sul.

Imagem: Ilustrativa Pixabay