29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Mulher que abandonou 125 gatos na Grande Florianópolis é indiciada por maus-tratos

A Prefeitura de São José tem agora a tutela dos gatos,
que serão futuramente disponibilizados para adoção responsável

A Polícia Civil de Santa Catarina finalizou, na última quinta-feira (11), a investigação de um caso de maus-tratos contra 125 gatos em São José, município da Grande Florianópolis. Devido à negligência nos cuidados, a mulher até então responsável pelos animais foi despejada de sua residência no bairro Ipiranga e não cumpriu com o acordo judicial de retirar os gatos no prazo de 24 horas. Dessa forma, ela foi indiciada por abandonar os animais em condições insalubres.

O inquérito conduzido pela Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis foi remetido ao Poder Judiciário, indicando o crime de maus-tratos qualificado. O indiciamento é sustentado por imagens obtidas, depoimentos de testemunhas, laudos veterinários e sanitários e pelo próprio interrogatório da suspeita.

De acordo com a polícia, os animais viviam em superpopulação, sem controle reprodutivo; sem acesso à alimentação, água limpa ou local para descanso adequados, além de estarem em meio à extrema sujeira de fezes, urina e insetos diversos.

 

Os gatos foram resgatados pela Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea) de São José e estão em uma hospedagem parceira, passando por exames laboratoriais para atestar sanidade. Após a conclusão dos trâmites pós-resgate, com a realização de exames, vacinação e castração, eles serão disponibilizados para adoção responsável.

Fotos: PCSC / Reprodução

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial