17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Municípios registram estragos após chuvas intensas no final de semana

Imagens: Reprodução/Defesa Civil

Jaraguá do Sul registra 140 mm de chuva em 24 horas e supera média esperada para o mês

O último final de semana de abril foi marcado por fortes chuvas em diversas regiões de Santa Catarina, em especial entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a chuva ocorreu, por vezes, de forma intensa, acompanhada de temporais, raios e rajadas de vento.

De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), Jaraguá do Sul, no Norte do estado, foi o município que registrou os maiores acumulados de chuva. Nas últimas 24 horas, os volumes ultrapassaram a casa dos 140 mm, representando um pouco mais do volume esperado para o mês de abril na região.

 

A Defesa Civil havia emitido um Aviso de Observação no domingo (28) que indicava risco moderado para praticamente toda Santa Catarina, com exceção de partes do Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí, que estavam com risco baixo. Entretanto, o sistema de chuva intensa acabou se confirmando um pouco mais ao norte do que os modelos estavam prevendo.

A SDC através do serviço Nowcasting, acompanhou o deslocamento da frente fria através do Monitoramento e envio de Alertas Meteorológicos. Além disso, os radares meteorológicos de Chapecó e Lontas identificaram o deslocamento de intensas células de tempestade sobre a região de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, e sobre a região de Jaraguá do Sul, no Litoral Norte.

> Semana terá tempo estável antes de chuvas acima da média; veja previsão

Conforme dados do relatório emitido na manhã desta segunda-feira (29) pela Diretoria de Gestão de Desastres da SDC, até o momento, nove municípios registraram alterações, não ocorreram registros de danos humanos, não foram solicitados itens de assistência humanitária e não há decretos de situação de emergência por parte dos municípios atingidos.

Ocorrências nos municípios

No município de Jaraguá do Sul, desde domingo (28) houve diversos registros de alagamentos. Durante a madrugada desta segunda (29), ocorreu uma queda de barreira e isso culminou na obstrução do acesso de cinco residências no bairro Jaraguá 99. Segundo a Coredec de Jaraguá do Sul, o setor de obras do município iniciou ainda na parte desta manhã o restabelecimento da via;

Guaramirim, no Norte do estado, apresentou vários pontos de alagamentos;

Em Ponte Serrada, no Oeste, houve registro de alagamentos na tarde de domingo após cumulados de 84 mm de chuva em um intervalo de 12 horas. Já em Vargeão houve registro de inundação brusca no Centro, afetando casas e estabelecimentos comerciais. Além disso, a Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda ficou inundada e parte do muro em frente à escola foi destruído;

Ascurra, Rio dos Cedros e Indaial, no Vale do Itajaí, registram pontos de alagamentos. E nos municípios de Timbó e Pomerode ocorreram queda de muros, não apresentando danos humanos.