26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Nova ação da PF combate o descaminho de vinhos argentinos em SC

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a Operação Assemblage com o objetivo de desarticular grupo que atua no descaminho de vinhos de origem argentina.

Na ação estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Chapecó, em residências e estabelecimentos comerciais localizados nos municípios catarinenses de Guarujá do Sul, Palhoça, São José e Joinville e ainda em Curitiba, no Paraná.

No curso da investigação, que perdurou por dois anos, foi identificado um comerciante argentino da cidade fronteiriça de Bernardo de Irigoyen (Província de Missiones, na Argentina) que realizava o fornecimento de grandes quantidades de vinhos argentinos descaminhados para o Brasil por meio de transportadores de carga (conhecidos por puxadores).

Tais puxadores são integrantes de um grupo que atuava de forma organizada e estruturada no transporte de bebidas, sob o comando de investigado residente no município de Dionísio Cerqueira.

 

Foi possível apurar ainda que outras quatro pessoas, residentes em Guarujá do Sul, recebiam a mercadoria desviada e se encarregavam de ocultar as caixas de vinhos em cargas lícitas de móveis, feno e até de papel higiênico, as quais tinham como destino o litoral catarinense e as cidades de Curitiba e São Paulo.

Os investigados já foram alvo de outras operações similares da Polícia Federal: em 2019 foi apreendido com o grupo quatro caminhões e outros dois veículos automotores, além de cerca de 2.300 caixas de vinhos. Nas buscas realizadas foram apreendidas armas de fogo, documentos e vultuosa quantidade de vinhos objeto de descaminho, que eram mantidos em depósitos em Palhoça e em Curitiba.

Os envolvidos nesta operação são investigados pelo crime de descaminho praticado em associação criminosa, os quais totalizam sete anos de reclusão.

Confira imagens da apreensão:

Confira mais detalhes na matéria do SC Acontece:

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial