21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Nova frente fria traz chance de chuva e derruba as temperaturas nesta semana

Foto: Arquivo / Secom

Confira a previsão do tempo

Após um domingo (2) de tempo estável e predomínio de sol em toda Santa Catarina, com temperaturas que alcançam os 29ºC em algumas regiões, a semana que se inicia tem a volta das condições para chuva e frio por conta de uma frente fria que avança pelo oceano. Segundo a meteorologia da Defesa Civil, a segunda-feira (3) começa com tempo firme no estado, mas entre a tarde e a noite, há chances de chuva e temporais bastante isolados  principalmente entre o Meio-Oeste e Litoral. Os acumulados de chuva serão baixos e o risco é baixo para ocorrências como alagamentos e destelhamentos pontuais.

O amanhecer será ameno, já o momento mais frio do dia deve ocorrer no final da noite, por conta do avanço da frente fria em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas oscilam de 4°C a 10°C no Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana, 7°C a 12°C no Meio-Oeste e Planalto Norte e de 10°C a 15°C nas demais áreas. Antes das chuvas, as temperaturas se elevam na metade norte do estado, variando de 24°C a 27°C entre o Oeste, Extremo Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.

 

Com a atuação deste sistema, os ventos de sul sopram com intensidade moderada a forte nas áreas costeiras (rajadas de 50 a 70 km/h), deixando o mar agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3 m. O risco é moderado para ocorrências associadas à atividades de pesca e navegação e baixo para ocorrências associadas aos ventos nas áreas do litoral.

Terça-feira

Na terça-feira (4) a frente fria se afasta de Santa Catarina mas ainda favorece a ocorrência de chuvas fracas entre o Meio-Oeste e Litoral. Além disso, a massa de ar frio que avança do oceano logo em seguida contribui para nebulosidade nessas regiões, que terão um dia encoberto com possibilidade de chuviscos. Ao mesmo tempo que essas regiões experimentarão um dia com tempo mais fechado, o que também deve favorecer uma tarde fria, áreas do Extremo Oeste e Oeste devem ter predomínio de sol e temperaturas mais altas à tarde. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As temperaturas mínimas variam entre 4°C e 11°C entre o Planalto Sul, Meio-Oeste, Planalto Norte e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais áreas. À tarde, marcam entre 7°C e 12°C entre os planaltos, parte do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana e de 14°C a 17°C no litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí. No Extremo Oeste e Oeste, marcas entre 24°C e 26°C. Ventos de direção sul com rajadas próximas dos 40 km/h na madrugada nas áreas costeiras e de noroeste à tarde entre o Meio-Oeste e Planalto Sul. Ondas de sul entre 1,5 e 2,0 m com picos de até 2,5 m em alto mar com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Próximos dias

Na quarta (5) e quinta-feira (06), a massa de ar seco e fria se afasta gradativamente do estado, mas ainda mantém o tempo estável em todas as regiões. As temperaturas, embora mais altas, ainda seguem baixas entre as noites e madrugadas com marcas entre 7°C e 12°C entre o Meio-Oeste e planaltos e de 10°C a 16°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros já se aproximam dos 25/27°C no Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste e de 19°C a 24°C nas demais regiões, especialmente na quinta.