19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Novo ciclone extratropical deixa Santa Catarina em alerta entre quinta e sexta-feira

Defesa Civil chama atenção para o risco de vendavais, raios e eventual queda
de granizo entre o Grande Oeste e os planaltos

A formação de um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e no litoral sul do Rio Grande do Sul, tende a deixar o tempo instável no estado catarinense. Entre a tarde de quinta-feira (27) até o final da tarde de sexta-feira (28), o avanço de uma frente fria, somado ao calor e umidade vindos do norte do Brasil, favorece a ocorrência de temporais isolados com chuvas pontualmente intensas em um curto período de tempo. Há risco de vendavais, raios e eventual queda de granizo entre o Grande Oeste e os planaltos.

O risco é moderado para ocorrências como alagamentos e quedas de galhos e árvores, nas áreas em amarelo do mapa abaixo. Já nas áreas em verde do mapa, o risco é baixo para as ocorrências associadas a estas condições.

A Defesa Civil de Santa Catarina ressalta que é normal, para essa época do ano, ocorrer a formação de um ciclone por semana próximo à Costa Sul do Brasil. O órgão estadual também destaca que acompanha 24 horas por dia 7 dias por semana a previsão, a formação e o comportamento dos sistemas meteorológicos que atingem Santa Catarina e, caso seja necessário, a Secretaria emitirá avisos e alertas para a preparação e resposta a possíveis ocorrências.

Foto: Reprodução