21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Polícia Civil de SC encerra treinamento de combate a grupos extremistas em Israel

Excursão teve como objetivo aprimorar técnicas de investigação através de tecnologia e inteligência

A Polícia Civil de Santa Catarina participou da missão ao Estado de Israel, liderada pelo Tribunal de Justiça, em busca de conhecimentos e tecnologias nas áreas de investigação e inteligência. Também participaram da viagem técnica representantes do Ministério Público e da Polícia Militar de Santa Catarina. A missão em Israel começou em Tel Aviv, no dia 18 de junho, e terminou no último sábado (26), em Jerusalém.

Ao longo de sete dias, os representantes das forças de segurança de Santa Catarina participaram de 21 atividades, entre as quais, encontros com as principais autoridades israelenses que atuam nos pontos mais sensíveis no estado de Israel. O último compromisso da equipe catarinense em Israel aconteceu na sexta-feira (23), em reunião com lideranças que atuam nos movimentos de combate ao antissemitismo.

O Estado de Israel é reconhecido por desenvolver os mais complexos e eficazes softwares de investigação e cyber segurança, dessa forma, os catarinenses também visitaram empresas de tecnologia de investigação e inteligência e acompanharam provas de conceito de softwares de inteligência e investigações.

 

Sob a liderança do desembargador Sidney Dallabrida, do TJSC, a Polícia Civil esteve representada pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel e os delegados Daniel Régis (Deic), Gustavo Madeira (DIPC) e Andre Bermudez (Acadepol). Também participaram da missão integrantes do Ministério Público e da Polícia Militar.

Em Tel Aviv, o grupo trocou experiências com as forças de defesa de Israel, conheceu o Centro Nacional de Resposta Cyber, a Faixa de Gaza, entre outros locais para buscar expertise para a melhoria da segurança pública de Santa Catarina.

Em Jerusalém, os policiais catarinenses participaram de encontros com órgãos governamentais responsáveis pela inovação e uma visita ao Centro de comando e controle da polícia israelense da Cidade Velha de Jerusalém.

Foto: PCSC / Divulgação