23 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Segurança

Polícia Civil investiga sabotagens à redes de fibra ótica em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (02), cinco mandados de busca e apreensão, em Palhoça, Biguaçu, Brusque e Forquilhinha. A operação foi para realizada para esclarecer sabotagens à rede “backbone” em Santa Catarina.

De acordo com investigações da polícia, os rompimentos de fibra backbone chegaram a deixar algumas cidades sem internet. No período do dia 15 de junho a 18 de junho de 2022, consta que houveram 15 rompimentos de fibra em Santa Catarina, sendo 11 com impacto ao backbone nacional que atende a região Sul.

O material apreendido será analisado pelos policiais civis. Os crimes investigados são associação criminosa e dano qualificado.

 

A investigação é realizada pela Delegacia de Investigação dos Crimes contra a Fazenda Publica (DFAZ) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC). Na ação desta sexta-feira houve o apoio das Delegacias de Defraudações e de Lavagem de Dinheiro, ambas da DEIC/PCSC.

No contexto de redes de computadores, o backbone designa o esquema de ligações centrais de um sistema de redes mais amplo, tipicamente de elevado desempenho e com dimensões continentais.

A investigação aponta a suspeita de que funcionários de uma empresa terceirizada estariam insatisfeitos com as condições de trabalho, o que motivou danos à rede de fibra ótica.

Confira mais detalhes na entrevista do SC Acontece:

Foto: Pixabey/Reprodução

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança