23 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Policial

Polícia Federal apreende grande carga de vinhos na fronteira com a Argentina

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (30) uma operação policial com objetivo de desarticular um grupo que atua no descaminho de vinhos argentinos, abastecendo depósitos que estão na região de Francisco Beltrão, no Paraná. A operação foi coordenada pelos policiais de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Barracão e Francisco Beltrão, expedidos pela Justiça Federal em Foz do Iguaçu. Participam da operação aproximadamente 25 Policiais Federais e fiscais da Receita Federal do Brasil.

No curso da investigação se apurou que um casal que reside em Barracão, ligado a vinotecas da cidade argentina de Bernardo de Irigoyen, intermediava o fornecimento de cargas de vinhos argentinos, fornecendo a logística para o transporte, inclusive atuando como “batedores”, para outros dois grupos que atuam em Francisco Beltrão.

O investigado que atua a partir da cidade de Barracão tem histórico de envolvimento com a atividade de contrabando de camarão e descaminho de vinhos e atualmente se encontra preso em território argentino, em razão da suspeita de prática de um homicídio, decorrente do desaparecimento de um “puxador” (transportador de carga) que trabalhava para ele.

 

Um dos investigados já foi preso em flagrante em duas oportunidades em razão de depósitos de vinhos que mantinha em Nova Prata do Iguaçu e no interior de Francisco Beltrão. Outro investigado também tem histórico de envolvimento com o descaminho.

Os envolvidos nesta operação são investigados pelo crime de descaminho praticado em associação criminosa, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam sete anos de reclusão.

Confira fotos da operação:

 

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial