12 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Política

Prefeitura de Florianópolis apresenta balanço do Plano Diretor

A Prefeitura de Florianópolis promoveu nesta segunda-feira (8) uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço e os próximos passos da revisão do Plano Diretor. Na ocasião, foram mostrados números de participação popular, assuntos levantados nas audiências e próximos passos do processo. Além disso, foi anunciado oficialmente o evento de Abertura do Ciclo de Debates da minuta no âmbito do Conselho da Cidade, que acontecerá no dia 20 de agosto.

Na primeira parte da coletiva, foi apresentado um panorama dos estudos que contemplaram todos os bairros e localidades da Capital representados. O secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann, citou as justificativas, objetivos, casos específicos que exemplificam pontos da revisão e os 10 pilares da proposta.

Em seguida, foram mostrados os números de participação popular nas audiências públicas, que aconteceram durante os meses de junho e julho. Segundo dados da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), as 13 audiências distritais receberam 3.073 pessoas, entre moradores e representantes da comunidade, além de 682 participantes que realizaram uso da palavra.

O prefeito Topázio Neto também destacou o grande número de entidades participantes nas audiências, que somaram 246 participações, e o forte comparecimento da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

“É importante valorizar a massiva participação popular durante as audiências de cada distrito. Esse aspecto positivo para a revisão é essencial na construção do projeto de lei” explica o prefeito Topázio Neto, que reforçou o convite para a Audiência Pública Final. “Além da consulta pública que fica aberta até o dia 12 de agosto, a população terá mais essa oportunidade de manifestar problemas e sugestões que dizem respeito ao seu bairro e toda cidade“, completou ele.

A Audiência Pública Final acontece nesta segunda-feira (08/08), no CentroSul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850), a partir das 16h. A escolha do local visa atender a população em um espaço amplo e confortável. Além disso, o estacionamento será gratuito na ocasião.

Abertura do Ciclo de Debates sobre a minuta no âmbito do Conselho da Cidade

Durante a apresentação, também foi anunciada oficialmente a Abertura do Ciclo de Debates no âmbito do Conselho da Cidade. O evento que ocorrerá no dia 20 de agosto, terá início às 13h, com transmissão da TV Câmara, e tem como objetivo apresentar a minuta à população.

A apresentação irá acontecer em três blocos. No primeiro, o objetivo é expor um panorama geral da revisão e dar retorno à população a respeito de questões levantadas nas audiências e consulta pública. O segundo bloco consiste na apresentação da minuta pelos técnicos, sinalizando pontos importantes da revisão. Já o terceiro bloco irá tratar dos estudos de impacto.

Durante a Abertura do Ciclo de Debates sobre a minuta no âmbito do Conselho da Cidade, será aberto um chat para colher dúvidas e considerações da população. O canal ficará aberto até o dia 29/08 e os comentários serão respondidos pelos técnicos da Comissão Multidisciplinar da revisão do Plano Diretor.

Além da possibilidade de assistir e participar direto de casa, a Prefeitura também irá disponibilizar um espaço no Centro de Educação Continuada (R. Ferreira Lima, 82 – Centro) para cidadãos que queiram acompanhar em local amplo e com transmissão ao vivo.

Política

Política

Política

Política

Política

Política