21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cláudio Prisco

“Prêmio Band Cidades Excelentes” promove edição especial

10 de junho de 2024

Iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila faz balanço da evolução dos municípios de 2021 a 2024

A Band promove em junho deste ano o Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução, que vai avaliar o desempenho das iniciativas implementadas pelos gestores municipais ao longo dos últimos quatro anos e premiar aqueles que apresentarem o melhor crescimento nas notas desde o lançamento do prêmio, em 2021.

A parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila tem o objetivo de transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas, bem como os programas enviados pelas próprias prefeituras por meio do site oficial. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma única nota final. A cidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente.

A quarta edição, realizada neste ano de eleições municipais, chega com mais desafios para os administradores. Pela primeira vez, o estudo será realizado sob o mandato completo dos prefeitos. Outra novidade é que o IGMA passa a contar com 73 indicadores distribuídos pelos seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou seis novos indicadores, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade por 1000 habitantes.

Na etapa estadual, os municípios são separados em três categorias de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. Além dos campeões por pilar, haverá ainda o grande vencedor em cada grupo populacional, somando 21 prêmios.

Em julho, as cidades eleitas na primeira fase em todo o país disputam o prêmio nacional no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no IGMA, este com cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.

Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila podem ser acessados por qualquer cidadão que queira acompanhar o progresso da região onde mora. Para os ganhadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, considerado o Oscar da gestão pública, esse reconhecimento faz toda a diferença. A iniciativa conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

Dia 18 de junho de 2024, às 19h – Auditório Square SC
Edição Especial – Evolução