14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Primeira semana de 2024 com chuva intensa e temporais em SC; veja previsão

Nebulosidade deve persistir entre o Meio-Oeste até o litoral até o final de semana

A primeira semana de 2024 em Santa Catarina inicia com chances de chuva intensa e temporais no estado. Segundo a Defesa Civil do estado, entre esta terça (2) e quarta-feira (03), a circulação marítima, que manteve o tempo mais fechado e com chuva ocasional em parte do litoral catarinense, ganha força com a formação de um sistema de baixa pressão.

O fenômeno favorece a ocorrência de chuva persistente, por vezes intensa, na faixa leste do estado e áreas próximas, com pontuais que podem superar 100mm no período. Já a porção entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados entre as tardes e as noites.

Segundo a Defesa Civil, há risco alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores nas áreas próximas ao litoral, moderado das regiões a Leste do estado até o Meio-Oeste, e risco baixo entre Oeste Extremo-Oeste de Santa Catarina.

 

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira, o sistema de baixa pressão continua reforçando as chuvas intensas no litoral e áreas próximas. Nas demais regiões, segue a condição para temporais isolados. Ao amanhecer, as temperaturas devem variar entre 12 e 16°C nas áreas serranas e de 17 a 21°C no restante do estado. Máximas de 26 a 30°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e áreas entre o Planalto e o Litoral Norte, mas não passam dos 25°C no restante do estado.

Na quinta-feira (4), o fluxo de umidade do oceano em direção à costa continua mantendo o tempo fechado e chuvoso na metade leste de SC, principalmente no litoral, mas as instabilidades perdem força em comparação aos dias anteriores. O risco é baixo para ocorrências meteorológicas. O dia inicia com temperaturas entre 20 e 22°C na faixa litorânea e entre 14 e 19°C no restante do estado. À tarde, as máximas devem ser de 25 a 30°C na maioria das regiões, podendo chegar aos 32°C no Extremo Oeste e Planalto Norte.

Já na sexta-feira (5), os ventos de leste continuam mantendo o tempo instável do Meio-Oeste ao litoral catarinense. No sábado (6), a circulação marítima perde força, mas a nebulosidade deve predominar no litoral e áreas próximas, com condição apenas de chuva fraca na região.

 

Foto: Federico Fretes/Unsplash