24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Professores da rede estadual entram em greve a partir desta terça-feira

Foto: Sinte/SC / Reprodução

Entre as reivindicações estão a valorização da carreira e a revogação integral do desconto de 14% das aposentadorias

Os professores da rede estadual de educação de Santa Catarina irão entrar em greve a partir dessa terça-feira (23). A data foi estabelecida em assembleia pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte). Na última quarta-feira (18), o Governo do Estado chamou a Executiva do Sinte, mas não apresentou nenhuma proposta.

Entre as reivindicações estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis, a descompactação da tabela salarial, a revogação integral do desconto de 14% das aposentadorias e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.

 

O Sindicato afirma que tem buscado o diálogo desde o início do mandato do governador Jorginho Mello em 2023, destacando a defasagem salarial enfrentada pelos educadores no estado. Após várias tentativas sem sucesso de negociação, a primeira assembleia estadual da categoria em 2024 decidiu pela greve. Nesta terça-feira, a mobilização acontece nas regionais do Sinte, com atos, com faixas e passeatas.

O Sindicato afirma que segue aberto para negociar com o Governo do estado. “Queremos propostas concretas para a categoria. É fundamental que o Governo de Santa Catarina negocie com os trabalhadores e trabalhadoras da educação, não podemos mais esperar”, ressalta o Presidente do Sinte/SC, Evandro Accadrolli.

> Professores da UFSC decidem por não aderir à greve nacional

A Secretaria de Estado de Educação afirmou ao Portal TVBV que o Governo do Estado está analisando as pautas e não divulgou um posicionamento até a última atualização desta matéria.