25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Professores da UFSC decidem por não aderir à greve nacional

Resultado da votação realizada pelo sindicato representante foi divulgado nesse domingo

Servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) filiados à Apufsc-Sindical rejeitaram no último sábado (6) a adesão à greve nacional da categoria docente. A decisão foi tomada a partir de uma votação online que iniciou na quarta-feira (15).

De acordo com levantamento feito pela entidade até o início da noite de sábado, com a Apufsc, são nove entidades que representam docentes das universidades federais que rejeitaram a greve. Outras duas aprovaram, e outras ainda realizarão assembleias.

Já de acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (SInasefe), até a sexta-feira (5), 386 unidades da Rede Federal aderiram á paralização por tempo indeterminado, incluindo o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

 

A categoria docente reivindica reajuste salarial. Até o momento, o Governo Federal apresentou a proposta de reajuste zero em 2024. Em nota, a diretoria de representantes dos docentes da UFSC afirma que, seguirá o caminho defendido desde o início da mobilização da categoria, de reivindicar mudanças salariais e de carreira através de negociações.

“Reafirmamos nosso compromisso de atuar ativamente para que as negociações nacionais, já agendadas para a próxima quarta-feira, dia 10, a Mesa Nacional de Negociação e quinta-feira, dia 11, a Mesa Setorial da Educação, tragam resultados positivos para a categoria.

Defendemos enfaticamente que “reajuste zero em 2024 é inaceitável” e defendemos que se aceite imediatamente o ajuste no valor dos benefícios (auxílios saúde, creche e alimentação) propostos pelo governo federal, dado essa possibilidade de aumento é garantida pelo veto presidencial parte da LDO, que pode ser derrubado quando do seu reexame”, afirmou a nota.

 

Foto: Stefani Ceolla/Apufsc

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação